quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Tempo livre

Há muito que não dou aqui conta do que ando a ver. Sendo que tenho visto tanto séries como filmes, aqui fica a lista do que me lembro dos últimos tempos:

Séries

White Lotus - série da HBO sobre um grupo de hóspedes de um hotel, numa ilha paradisíaca. Ouvi falar bem desta série e decidi ver porque é pequena, seis episódios de 1h cada. Gostei, mas achei que ia ser diferente. A música de fundo dá impressão de ser uma daquelas séries em que de repente vão todos morrer de uma forma bizzara. A música é muito sombria e cria alguma ansiedade, mas depois afinal não é bem assim, apesar de eu ter sentido alguma estranheza em toda a série. Gostei mas não me parece que queira ver a segunda season, já que a série foi renovada.

Nine Perfect Strangers - série da Prime video, que tem um conceito muito semelhante ao de White Lotus. Um grupo de pessoas vai para uma espécie de retiro, isolados do mundo, só com a 'guru' e os funcionários do retiro. Também senti alguma estranheza, as personagens são estranhas e todos escondem segredos e, de novo, estava sempre à espera que algo acontecesse e, de novo, também não foi bem assim. Entretém mas não é genial. Tambem é curta, oito episódios com menos de 1h cada, por isso vê-se rápido.

Mad Men - esta é a série grande em que decidi apostar depois de terminar Billions. Tem sete seasons e já vou na sexta. Para quem não conhece, é uma série que se passa nos anos 60, no mundo das agências de publicidade. Já tinha visto alguns episódios há muito tempo, quando a série dava na RTP2, mas agora decidi ver tudo do início ao fim. Estou a adorar! Gosto do Don Draper, claro, do tema da série, das personagens e respectivos actores. Fico sempre um pouco apreensiva em relação a séries que já acabaram e que têm muitas seasons e episódios, esta tem 92, mas mais uma vez estou a gostar muito (com Billions tinha corrido bem também) e já com medo de chegar ao fim. 


Filmes

Cast Away - história de um homem que, depois do avião onde seguia se ter despenhado no mar, vai ter a uma ilha deserta e lá sobrevive durante alguns anos. Este filme já tem 20 anos e é super conhecido, por isso quase toda a gente já deve ter visto menos eu, que embirrei com Tom Hanks durante muito tempo. Desde que vi Forrest Gump, no ano passado, que decidi que ia parar com isso e tenho visto mais filmes dele. E tenho gostado. Gostei deste.

No Time to Die - filme mais recente do agente secreto mais famoso de sempre, 007. Este filme até tem um post dedicado, aqui, mas só recomendo a quem não se importa com spoilers. História do costume, aparece um mau e o Bond vai atrás dele para salvar o mundo. James Bond nunca me desilude. Adorei, claro.

Rifkin's Festival - filme mais recente de Woody Allen, que conta a história de um casal que vai ao Festival de Cinema de San Sebastian. Este filme também tem um post dedicado, aqui, mas, resumindo, achei fraco.

Free Guy - a história de um tipo que é afinal uma personagem dentro de um jogo (inteligência artificial) e que tenta salvar o seu mundo, enquanto se apaixona. Filme que entretém, mas não é muito mais do que isso. Só fui ver porque é com o Ryan Reynolds e a Jodie Comer e queria ir ao cinema e não havia mais nada em cartaz que me interessasse.

We Stand Alone Together: The Men of the Easy Company - isto não é bem um filme. nem é bem um documentário. É um merge dos dois, onde se fala com os veteranos da Segunda Guerra Mundial que deram origem às personagens da série Band of Brothers e eles contam as suas histórias. Para quem adorou Band of Brothers, é para se ver. Está disponível na HBO também.

Revi também todos os filmes de Almodóvar que estão disponíveis na HBO e mais alguns que tenho em DVD:

Entre tinieblas

¿Qué he hecho YO para merecer esto!!

La ley del deseo

Mujeres al borde de un ataque de nervios

Tacones lejanos

La flor de mi secreto

Carne trémula

Todo sobre mi madre

Volver

Los abrazos rotos

Eu vi praticamente todos os filmes de Almodóvar, julgo que me falta um ou dois apenas, há muito tempo, e depois fui acompanhando à medida que iam saindo novos. Estes de que falo agora tinha visto há uns 10 ou 15 anos, e quando vi que estavam na HBO achei que era uma boa oportunidade para rever, apesar de os ter praticamente todos em DVD e poder fazê-lo em qualquer altura. Adoro todos, adoro Almodóvar e a atmosfera dos filmes dele, especialmente os mais antigos, que se passam em Madrid nos anos 80 ou 90. O meu preferido de todos é o Volver, que já vi muitas vezes e não me canso. Penélope Cruz está brilhante, como aliás está em todos os filmes de Almodóvar, a fazer de sopeira. Como não adorar? Só posso recomendar muito.


8 comentários:

Anónimo disse...

Acabei a White Lotus e também não vou ver a segunda temporada. Concordo com o que disseste, mas não sei se eu efetivamente gostei. Não consegui simpatizar ou empatizar com ninguém, achei todas as personagens extremamente esgoístas. Aquela que andava com as cinzas da mãe então, que ranço, meu Deus.
Não sei se já viste Ted Lasso? Acho bom.
M.

Anónimo disse...

egoístas

Maat disse...

sim, gostei porque achei diferente, mas também concordo com o que dizes, aliás, se fores ver pela net fora, toda a gente diz o mesmo, não dá para sentir empatia por nenhuma das personagens. eu mais para o fim, já só queria que todos morressem ahahaha

ted lasso também já vi mais pessoas a dizerem muito bem. não me interessei de início porque era sobre desporto, mas depois as pessoas dizem que é muito mais do que isso, e quero ver então :)

Anónimo disse...

por acaso não fui ver o que se dizia sobre a série e quando gosto até é uma coisa que costumo fazer, sinal portanto de que não me cativou, fiquei foi com vontade de correr tudo ao estalo.
sobre o Ted Lasso, pois é, esqueci-me de referir a parte de não ser sobre futebol propriamente e é importante. Eu não tenho qualquer interesse em desporto, portanto comecei a ver com muito ceticismo, mas então não é que acabei por adorar? estou na expetativa da próxima temporada e isso é raro =)
M.

Maat disse...

eu li antes de ver, para saber se valia a pena, e fui lendo enquanto via, para perceber se as pessoas tinham os mesmos sentimentos do que eu. tipo quando estava a ver girls, e precisava de saber se toda a gente odiava a hannah tanto como eu (e confirmou-se).
pois, esse foi um dos pontos pelos quais não a vi logo. até porque tive um ano de apple tv grátis e estava lá disponível, mas nunca me suscitou curiosidade. mas depois li, e pessoas também me disseram, que a situação futebol e desporto era uma pouco secundárias na série, e então fiquei curiosa. e agora tenho mais a tua recomendação, que também levo em conta. está na minha lista para os próximos tempos já :)

Anónimo disse...

eheheh
para mim foi o oposto de White Lotus, simpatizo com quase todas as personagens de Ted Lasso, há uma boa energia, percebes? Acho que é por isso que a série cativa (mas depois depende se quem vê está para aí virado, claro)
=)
M.
(comecei a ver Maid e no segundo episódio já pondero se vou ter coragem para ver até ao fim... é daquelas séries pesadonas)

Maat disse...

percebo. estou muito curiosa agora. fazem falta séries com boa energia.

essa maid também sei que está muito na moda, mas não vou ver, demasiado pesada, demasiado dramalhão para mim. para drama, já me basta a vida, como costumo dizer :)

Anónimo disse...

é mesmo.
M.