quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Manias

Não tenho ataques de pânico nem crises de ansiedade. Não tomo cbd, como muitas pessoas que conheço. Tenho a terapia em dia e acho que isso ajuda. Mas sofro com ocd e overthinking, em doses que não me dificultam a vida, mas que são suficientes para aborrecer um pouco. Numa fase mais complicada da minha vida, há uns anos, o meu ocd estava a aumentar. Toda a minha casa estava um brinco, tudo perfeitamente alinhado, não havia um chinelo que não estivesse precisamente paralelo ao outro. Também foi discutido em terapia e não era preocupante, felizmente. Entretanto a vida foi melhorando e o ocd voltando ao normal. Para ser sincera, ter ocd até é fixe se for em níveis assim baixos. Excepto se formos a andar em passeios com quadrados pequenos e não pudermos pisar um risco. Ba dum tsssss!

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Filmes parte 2

Gran Torino - um clássico do Clint Eastwood (actor e realizador), que finalmente vi (nunca vi antes por birra, mas entretanto comecei a gostar dos filmes dele). Ele é um velho rezingão que mora junto a uma família coreana que detesta. Mas o seu coração vai amolecendo. É um belo filme e preparem-se para chorar.

Mission Impossible - Dead Reckoning Part One - este é mais um franchise que eu gosto sempre de ver. Não traz nada de novo, já se sabe, mas nunca desilude. Acção, um vilão que quer dominar o mundo e que a IMF acaba por derrotar, as caras do costume, cenas sem sem em CGI. O que dizer mais? Gostei, claro. (tenho a dizer que achei exagerada a cena do comboio, mas pronto, foi só isso).

Oppenheimer - o filme do ano, certo? Não, para mim foi o John Wick, já tinha dito. Mas este teve certamente bem mais publicidade. E basta ser do Nolan que os groupies ficam tolos. Como toda a gente já deve saber, conta a história do cientista que ajudou a construir a bomba atómica, que se chamava Robert Oppenheimer. É muito bom, está muito bem feito, os actores são bons. Gostei muito. Mais um épico de 3h que teria sido igual com meia hora a menos. Mas não se pode ter tudo.

The Conference - este aqui não cheguei a tempo de apanhar no cinema e então fiquei contente quando o vi na Filmin. É a encenação da conferência de Wannsee, a conferência de nazis, em 1942, que decidiu a solução final para 'tratar' (as in, eliminar) os judeus. É um evento muito conhecido, de que há vários relatos, mas eu nunca tinha visto nada em filmes sobre isso. E sendo eu fã de filmes sobre a Segunda Guerra, só poderia gostar. Mas não se enganem, não é para estômagos fracos. Muitas atrocidades proferidas lá, quem não conhece a história poderá ficar chocado. Na Filmin.

Elle - um filme do Paul Verhoeven, realizador de culto de quem eu não sou particularmente fã, mas também não tenho nada contra. Este filme conta a história de uma mulher que foi violada em sua casa e que depois entra numa espécie de jogo com o seu violador, ao mesmo tempo que gere uma bem sucedida empresa de jogos de computador e gere e sua família. Verhoeven gosta de fazer thrillers assim meio violentos e eróticos e este tem tudo isso (tenho Benedetta na minha watchlist mas ainda não consegui ver). Gostei bastante, achei que podia ser demasiado para mim mas aguentei bem. Na Filmin.

E agora as menções desonrosas:

Titane - começo com este porque, ao contrário do Elle do Verhoeven que eu achei que ia ser demais mas não foi, este foi. Filme adorado por vários cinéfilos mas não consegui gostar. Demasiado violento, demasiado pervertido para mim. Mas entendo que quem gostar do género, se calhar viu aqui uma lufada de ar fresco. Na Filmin.

8 1/2 - mais um filme pelo qual vou ser trucidada, agora um clássico do Fellini, que eu tive de ver praí em 6 vezes. É a história de um realizador (alter ego do Fellini) que mistura sonho e realidade e plamordedeus que isto não acaba. Adorei o La Dolce Vita mas este não consigo. Na Filmin.

The Virgin Suicides - um outro filme que não entendo o sucesso que teve. A Sofia Coppola ficou conhecida com este filme (além de ser filha do Francis Ford, claro). É história de cinco irmãs que se suicidam, como o nome diz. Não consigo compreender porque passou a ser um filme de culto. Se calhar na altura em que saiu teve um impacto que eu agora não atinjo, mais de 20 anos depois. Não achei mau, só não achei um filme genial.

Requiem for a Dream - e o último da minha lista, mais um filme adorado por todos. Bem, este tenho mixed feelings. É um filme sobre drogas e tenho zero interesse em filmes sobre drogas. Mas é um filme muito aclamado e quis dar uma oportunidade. A primeira vez que tentei ver, desliguei passado 20 minutos. Uns dias depois dei uma nova oportunidade. Acabei de ver, não foi assim tão penoso quanto achei que ia ser, acho que até gostei, no final Conta a história de quatro personagens que se viciam. Percebo que se calhar na altura, quando o flagelo das drogas era maior, possa ter sido muito bom. E ajuda ser do Darren Aronofsky e tem um bom elenco. Mas não consigo dar-lhe as 8 estrelas que tem no imdb. Está na Amazon Prime.

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Filmes parte 1

Entretanto vi tantos filmes e não escrevi nada, que estar aqui a fazer review de todos agora seria demasiado aborrecido. Vou deixar review dos que gostei mais e deixar umas menções desonrosas.

The Worst Person in the World - quis ver este filme no cinema mas já não apanhei, então tive de esperar que chegasse às plataformas - está na Filmin. É um filme um pouco triste, por isso não recomendado a quem está a passar por depressões ou a quem saiu de uma relação e se quer atirar da ponte (ou atirar o outro da ponte). Ainda assim, gostei bastante, desta história de relações falhadas, como na vida. Acho que toda a gente se identifica.

Old - não adorei mas é do Shyamalan e acho que merece ser mencionado. Um grupo de turistas vai para uma praia onde o tempo passa muito rápido, e envelhecem rapidamente também. Não posso revelar muito mais porque seria spoiler, mas acho que toda a gente espera twists do Shyamalan. Muitos muitos plot holes, mas até gostei, se fechar os olhos a isso tudo. Acho que vi na Amazon Prime.

Nobody - há quem diga que é uma espécie de John Wick e consigo ver as semelhanças. Um bom filme de porrada, para quem gosta, de uma espécie de justiceiro.  Aqueles filmes que quando terminam nos deixam satisfeitos. Bob Odenkirk ganhou aclamação mundial com este filme e dá para ver porquê. Estamos todos à espera que se torne num cinematic universe. Na Netflix.

John Wick Chapter 4 - mas este é mesmo o mestre. John Wick de volta na sua luta para deixarem de o perseguir e se tornar livre. E, claro, há sempre um cão. O filme mais aguardado do ano para mim e não me desiludiu. Não quero saber se é grande demais (3h) ou se é igual aos outros. É o John Wick e não há como não gostar. Já é o filme do ano.

The Handmaiden - este filme e o seguinte confundiram-me. Eu queria ver este, mas acabei por pôr o outro também na minha watchlist. O nome é muito parecido e são ambos asiáticos. A diferença é que este esta nas listas dos melhores filmes e o outro não. Este conta a história de uma criada de uma mulher muito rica, que afinal não é o que parece e foi lá posta para dar um golpe e lhe roubarem o dinheiro. É uma história muito bonita de amor e traição. Não me lembro onde vi, talvez na Filmin.

The Housemaid - este é uma história também de uma criada, mas neste caso da nanny da criança da casa, que se envolve num affair com o pai da criança. Apesar de não estar nas listas do melhores filmes, também gostei muito. Está na Amazon Prime.
 
The Covenant - uma muito boa surpresa do Guy Ritchie. Como eu já disse, acho que o Guy Ritchie anda a fazer o mesmo filme praí desde 2004 (mas eu acabo por cair sempre, aguardem). Mas este parecia-me diferente, é um filme de guerra, e vi. Que filme! Conta a história de um intérprete durante a guerra no Afeganistão, que andava com as tropas americanas. É um filme bastante forte, há ali momentos muito tensos e tristes, mas muito muito bom. No entanto, o Guy Ritchie fez mais um filme este ano (também não entendo): Operation Fortune: Ruse de Guerre. Este sim, igual aos outros, e sim, eu também caí na esparrela e vi. Já esqueci tudo entretanto. Estão ambos na Amazon Prime.

Asteroid City - mais um filme igual aos outros do Wes Anderson. Tudo muito colorido, aquelas cores todas do costume. Um desfile de caras conhecidas, como sempre. De novo, tudo igual. Este um pouquinho melhor do que o último. Não achei genial, confesso. Achei um bom filme, sólido. Como quase todos os filmes dele.  Este conta a história de várias pessoas que estão numa cidade no meio do deserto e onde caiu um asteroide. Se recomendo? Sim, claro, como todos os filmes dele.






quarta-feira, 23 de agosto de 2023

First world problems

Deve ser esgotante querer ser influencer. Sempre a tirar fotos nas mesmas posses nada naturais. Até eu fico esgotada de ver.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Sugestões precisam-se

Andei a fazer uma limpeza nos meus readers (feedly no telemóvel e old reader no pc) e a remover blogs que já não são actualizados. E, que triste, são quase todos.

Fiquei apenas com cinco blogs no meu feed:
https://cinemaxunga.net/blog/
https://naomudesnunca.wordpress.com/
https://oultimofechaaporta.blogs.sapo.pt/
https://osmeusmomentosfavoritos.blogspot.com/
http://royalewithcheese.pt/

Os outros todos que eu lia e gostava foram abandonados. Realmente o tempo dos blogs acabou. Já agora, se houver algum digno de menção que não seja um desses cinco, por favor deixem o link nos comentários, quero sempre ler blogs que continuam a ser actualizados e que valem a pena.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Grudges

Eu ponho sempre bem protetor solar. Sou bastante cuidadosa para não me esquecer de nenhuma zona. Tenho a pele muito clara e seria dramático não o fazer. Quando tenho de pedir a alguém, claramente as pessoas não querem saber e põem tudo à sorte e depois aqui a querida fica com a pele queimada. Ano passado quase me apetecia dar um estalo a uma amiga que não espalhou bem nas minhas costas e fiquei com bolhas e tudo. Se eu tiver cancro da pele, vou culpá-la a ela.

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Meme da semana

Se a Rita faz o serviço de espalhar tudo pela casa, a Mimi, que é uma gata com mais experiência, é bem mais regrada com os vómitos. Vai sempre para cima de algum sítio difícil de limpar, obvs: tapetes, cama, sofá. É este meme.



quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Young and reckless

A gata Ritinha é jovem e não sabe muito da vida ainda. Uma das coisas que ela não sabe é vomitar. Ela está a vomitar mas não sabe bem o que aquilo é, assusta-se e começa a correr pela casa. Resultado: vómito todo espalhado pela casa. Adoro :\

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Revelações

Nunca comprei Nutella na vida. Já provei, obvs, mas nunca comprei um frasco. Não é algo a que eu dê valor.

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

terça-feira, 8 de agosto de 2023

A idade traz sabedoria

Melhor decisão da minha meia idade foi comprar uma cadeira de praia. Nem sei como sobrevivi estes anos todos sem isto. Ler e estar ao telemóvel nunca mais vai ser igual.

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Espelho meu, espelho meu

Desde que estou a morar nesta casa, sempre quis um espelho de corpo inteiro, grandão. Que parece uma cena fácil de conseguir. Mas visto que a minha casa é pequena e as paredes estão todas ocupadas com outras coisas e/ou não dava para usar as paredes disponíveis por causa das portas de correr que têm o caixilho por dentro da parede e não se pode furar, nunca consegui ter um. Arranjei alternativas, como pôr espelhos dentro das portas do armário, mas não era a mesma coisa. Não me sentia feliz com essa solução. Até que, no início deste ano, decidi que ia arranjar um espelho grande, desse por onde desse. A solução foi arranjar um espelho bem grande que pudesse ser pendurado precisamente por cima da caixilharia das portas de correr, onde já se podia fazer furos. Andei semanas a chatear um senhor de uma vidraria, que nunca aparecia. Até que vi um espelho no ikea, bem grande, como eu queria. Fui lá comprá-lo e instalei-o eu mesma. E eu não fazia ideia de quanto este espelho me ia fazer feliz. A minha vida mudou desde então. Além de fazer parecer a casa maior, aquele truque básico. Que boa decisão!




quinta-feira, 3 de agosto de 2023

O mundo está para os espertos

Queria expor aqui uma situação, que é o aumento absurdo do preço da ração de animais.
Exemplo da ração da minha cadela:

Royal Canin Maxi Ageing 8+ 15 kg
Preço Agosto 2022: 65.99 euros 
Preço Novembro 2022: 59.39 euros - com promoção Black Friday
Preço Abril 2023: 80.31 euros

Aumento de 21%. Inflação my ass, é aproveitamento.

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Twitter de novo

Juro que a minha maior dificuldade no Twitter é perceber se muitos comentários são irónicos ou se são a sério. Porque isso determina se faço like ou não. É que vejo tanta merda escrita que a minha esperança é que estejam a ser irónicos. Às vezes tenho mesmo de entrar no perfil das pessoas para ver se consigo perceber o estilo.