quinta-feira, 7 de maio de 2020

Vendas

É constrangedor ter amigos que vendem coisas e que nos tentam impingir essas coisas constantemente. De certeza que toda a gente tem/teve algum/a amigo/a que é vendedor/a da Avon/Yves Rocher/Bimby/seguros/qualquer outra coisa. Eu percebo que eles querem vender, porque, mesmo que não vivam disso, ganham dinheiro pelas vendas. Mas depois fica aquele ambiente estranho, porque como somos amigos temos dificuldade em dizer não. Quer dizer, dizemos não, mas eles como são amigos têm mais à vontade para insistir connosco. Eu acabo por evitar essas pessoas, na verdade. De todas as que conheci, apenas uma amiga que vende Avon nunca me tentou impingir produtos nem foi chata com o assunto. De resto, toda a gente quer dar um catálogo, pergunta se gostámos de alguma coisa, pergunta se queremos demonstrações de Bimby, Não entendem que isso só estraga as amizades, porque depois ninguém quer estar perto deles. Se calhar eu seria uma terrível vendedora, mas se eu vendesse alguma coisa, não iria pressionar os meus amigos.

2 comentários:

Cynthia disse...

Eu fui revendedora da Avon durante anos, mas nunca gostei de impingir coisas às pessoas, porque detesto que mo façam a mim. Daí que nunca tive grandes lucros (se vivesse disso, passava fome), tinha basicamente os mesmos clientes, pessoas que compravam sempre coisas e ocasionalmente algumas que sabiam que vendia e procuravam um produto específico. Ou calhando em conversa. Não tenho espírito para andar a chatear os outros.

Maat disse...

eu se vendesse alguma coisa seria exactamente como tu. pensa positivo, vendeste pouco mas pelo menos as pessoas não te evitavam por causa disso :)