terça-feira, 24 de março de 2020

Como nos velhos tempos

Quando era miúda via joaninhas nos vasos a toda a hora. Entretanto estive anos e anos sem ver joaninhas. Se calhar porque não brinco junto aos vasos, mas também porque acho que de facto não as há.


Há umas semanas vi uma junto do meu trabalho, lá fora no campo. E foi a primeira vez em anos que vi uma.


Semana passada vi uma em minha casa. Estava na parede, bem longe de qualquer vaso, não sei como foi lá parar ou o que procurava.

Achei que ela ali não ia sobreviver, mesmo porque se algum a gato a visse provavelmente ia derrubá-la para ver o que era e ia morrer. Pu-la em cima de um papel e depois fui pô-la num vaso. Mas ela saiu do vaso e começou a subir a vedação para o vizinho, que é o que se vê na foto. Não segui a história, deixei-a na vida dela, longe de gatos e livre para fazer o que queria.
Mas caramba, uma joaninha em minha casa, que momento histórico!



2 comentários:

Anónimo disse...

Adoro joaninhas! É um bicho lindo e não faz mal a ninguém =)
Também fico toda contente quando encontro uma porque é mesmo uma raridade (como os pirilampos), mas parece que andam sempre onde não devem: a última vez que vi uma, estava na mesa da esplanada do café onde costumo (costumava :/)ir. Foi um circo para a apanhar e por num espaço com plantas lá ao pé...
M.

Maat disse...

fogo, como é que elas chegam a estes sítios? porque não se mantêm no vasos e nas plantas, que é sempre mais seguro?
bem, nós salvamos duas e vamos ficar contentes com isso :)