quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Postais

Fui a Sevilha semana passada. Ando a tentar ir lá quase há um ano (até já comprei uma viagem e perdi o dinheiro porque depois não pude ir) e finalmente consegui. Para quem tiver interesse, a cidade é muito gira e vê-se bem num fim-de-semana. Queria só deixar aqui três fotos que tirei e das quais gosto muito.

Anónimo disse...

Fui lá há uns anos e gostei razoavelmente (foi no verão e estava um calor abrasador, sendo uma coisa que detesto acho que me impediu de gostar mais do passeio). Não sei se tens o hábito de frequentar cafés, mas uma coisa que me chocou nos cafés foi o lixo que havia no chão... eu vi pessoas a deitar papéis diretamente para o chão =O
Achei as pessoas mais antipáticas do que em outras zonas de Espanha, não sei porquê (talvez por ter muitos turistas)
Depois, há aquele hábito de fecharem tudo à tarde mas enfim...que aqui para a turista é uma chatice, mas enfim.

Uma das minhas zonas preferidas é Málaga, fica a sugestão. E Salamanca também é uma cidade muito bonita.
M.

Maat disse...

pois, o calor. eu sei que não se deve ir a Sevilha no verão por causa disso. o meu bilhete anterior era para a primavera. desta vez choveu um dia mas nada que me tenha impedido de passear.

sim, fui a um café ou outro e também ao Starbucks (que não é o café típico), mas não reparei em nada disso. e não vi lixo no chão nem sujidade que me impressionasse, nem reparei nas pessoas serem mais antipáticas. achei semelhante às outras cidades. se calhar por ser época baixa e estarem menos turistas na cidade. mesmo assim, ainda estava fila para entrar nos monumentos todos :)

isso de fecharem tudo à tarde e ao domingo também me aborrece, mas é Espanha e já me habituei e viver com isso. por isso nunca combino idas a vigo ao domingo, senão não consigo ir a nenhuma loja/café/etc.
quando fui a valência tive sorte que era Dezembro, perto do Natal, e por isso estava tudo aberto num domingo feriado. mas à sesta não há como escapar :)

Salamanca já fui e Málaga está na minha lista! adoro Espanha e o meu objectivo é visitar as cidades todas ehehe
depois quero também ir a Bilbao e Alicante, para as quais também há voos low cost. muito importante este pormenor :)

Anónimo disse...

Isso do lixo foi mesmo uma coisa que ficou, corri vários cafés e era tudo assim. Se ao menos o café deles, propriamente dito, fosse alguma coisa de jeito, ainda passaria por cima desse pormenor...

eu também adoro Espanha e costumo ir mais para a zona de Cáceres porque daqui dá mais jeito :)

Em tempos passei férias na zona de Almería (foi quando visitei Málaga e Granada, entre outras) e gostei muito porque as cidades à volta são interessantes e a paisagem maravilhosa. Também há praia para quem gosta.

Infelizmente, ia com muitas expetativas mas não gostei nada de Toledo: havia tanta gente que se tornou insuportável.

Falta conhecer melhor o norte, coisa que ainda não se deu porque é longe, mas adoraria ir a Bilbau, San Sebastián e Corunha.

M.

Anónimo disse...

Sevilha, fui há 1 mês, um dia (vivo no sul, e para ficar ainda mais perto, fiquei de véspera num Hotel em Monte Gordo, a dois passos de Espanha e saí cedo, levei o carro claro, autoestradas boas e grátis), o chamado bate e foge dos brasileiros. Estacionei num parque subterrâneo no centro logo ao atravessar o rio, junto à torre de oro, depois, tudo a pé, catedral, baixa, almoço seleção de tapas e presunto com cerveja, a pé com a minha querida a amada mulher, ela com dor num pé devido à coluna, praça de espanha, giralda, comprei os habituais polos para os filhos a dizer "universidade de..." como fazemos em todas as cidades, leitura de sina e raminho de alecrim na lapela por uma mal engendrada cigana, fiquei a saber que sou forte e bom, que a minha mulher me ama, os filhos me amam, o mundo me adora, o futuro vai ser resplandecente, e o numero 79 me vai dar a fortuna, portanto desculpo não ter troco para os 10 (dez) euros. Mentira, fiquei duas horas a rogar pragas à cigana... :) depois ums 3 horas a conduzir e dormi já em casa. Vou voltar.
Outras cidades a que já fui (quero ir a todas de Espanha, um dos meus propósitos, visto que sou pobre, pagam-me mal, não dá para ir muito longe): Madrid, Almeria, Sevilha, Santiago de Compostela, Salamanca, Bilbao (aqui participei ma meia maratona noturna o ano passado e passei lá 3 dias, por isso a minha preferida, e sobretudo o vermute e os pinchos (tapas). Além de Badajoz, Huelva, mas essas são tão perto, que não contam. objectivos : Valencia, e sobretudo, Santander, recomendado por vários espanhóis como a mais bonita e vibrante.

Esqueci-me de acrescentar: esta paisagem do chão da foto da Maat, também fotografei e foi inclusive o meu ambiente de trabalho (paisagem de fundo) do Facebook durante imenso tempo quando cheguei de lá

Maat disse...

@M.: pois, percebo, a situação 'café fora de Portugal'. eu como não tomo café não sofro com isso :)

essas zonas que falas não conheço. apenas fui a toledo há muuuuitos anos, e tipo só de passagem, um dia, e nem sequer me lembro de quase nada.

Corunha também está na minha lista, mas isso dá para ir de carro num fim de semana à sorte :) também já tive hotel marcado e tudo, mas depois choveu a semana toda e ia chover no fds e cancelei porque não queria conduzir 300 km debaixo de chuva para depois andar lá sempre com chuva também. outras oportunidades aparecerão :)

@Anónimo: um dia chega para ver tudo, acho eu. eu vi em dois dias mas com calma, e com sestas pelo meio. e num deles estava a chover por isso limitei as visitas aos sítios mais perto. se estivesse bom tempo e tivesse acordado bem cedo, dava para ver tudo num dia.
mas também o que eu gosto de ir a sítios é poder desfrutar e ir a um café estar lá meia hora a ver as vistas e fumar cigarros e ir às lojas ver pechinchas ehehe

Valência fui no ano passado e gostei muito mesmo. mas pode ter sido por ser perto do natal e estar tudo enfeitado e eu também estar a precisar mesmo de uma pausa e essa viagem ter vindo na altura perfeita. e no verão também deve ser giro, porque é uma cidade costeira e com uma bela praia. acho que vais gostar. e um fds também é suficiente para ver tudo - cheguei lá numa sexta à noite, em que já só fui dormir, tive sábado todo o dia para ver e saí da cidade domingo depois de almoço para o aeroporto, portanto um dia e meio.

nesse dia que estive na praça de espanha e redondezas estava sol e tirei algumas fotos giras com esses jogos de luz e de sombra, apesar de eu ser uma naba a tirar fotos.