segunda-feira, 15 de julho de 2019

Eu


Eu sempre fui anti-social. Ou individualista. Ou egoísta, até. O que preferirem. O certo é que não gosto muito de grupos, actividades de grupo, jantares de grupo, situações em que tenha de conviver com grandes grupos. Para além da situação dos grupos, também não gosto muito de pessoas, prefiro sempre pouca gente ou até estar sozinha. Não me entendam mal, eu sou até bastante simpática para toda a gente, mas é por educação. Gostar mesmo é de poucas pessoas. Eu consigo até estar num grupo e falar com toda a gente, fazer piadas, participar na conversa super animada, mas sinto que gasto imensa energia para isso. Ser simpática e conviver suga a minha energia toda, exige um esforço grande de mim. Eu trabalho numa empresa com cerca de 300 pessoas e falar sem esforço acontece com 5 ou 6. Falo com mais algumas mas é por simpatia, porque trabalhamos no mesmo departamento, estamos no mesmo espaço, etc. O meu trabalho ideal seria um em que não tivesse de conviver com ninguém, não tivesse de dizer bom dia, não tivesse de fazer small talk com ninguém, e que pudesse fazer tudo por email. Alguém conhece?

3 comentários:

Cynthia disse...

Eu identifico-me! Agr estou a trabalhar como ama... Coisa q já fiz várias vezes ao longo dos anos. E acredita q prefiro lidar com as crianças! E não há necessidade de small talk 😋

Anónimo disse...

Eu sou igual. Ando a falar mesmo pouco.
Se tenho então de ligar a alguém, seja em trabalho, seja a familiares, engonho, engonho, até à exautão.
Dou muitas vezes a pensar o que se passa comigo? Terei algum tipo de autismo, mas retardado?
Quer dizer, se tiver de falar , falo. Mas fico devastado. é como se fosse um peso muito pesado a levantar. E outra coisa é que não sou capaz de ter conversa de ocasião. tipo o tempo, o transito, fico bloqueado, e aflito se alguém me pede para ir com ele ao café, porque nota imediatamente o sacrifício que estou ali a fazer para aquele momento acabar.
E por outro lado, detesto, mas detesto, tagarelas, pessoas cujo estado natural é.. falar.
mas, de resto, sou normal.

Maat disse...

@Cynthia: bem, eu não prefiro lidar com crianças, prefiro mesmo não lidar com ninguém. mas percebo, não deve ser tão cansativo como com os adultos, podemos ser mais simples e não temos de fazer conversa fiada :)

@anónimo: nem me fales nessa situação do telefone. odeio ligar e atender chamadas. aliás, acho que pus aqui um meme há uns tempos que ilustra na perfeição a minha ligação com o telefone. vou procurar.
de resto, pah, acho que não é assim tão grave não gostarmos de falar. não somos mais nem menos do que os outros. hmmm, quer dizer, ok, somos menos chatos :) ou não, eu também sou bem chata, mas só com quem gosto. com os restantes é como disse, não sinto que valha a pena gastar energia extra. mas não temos de achar que somos estranhos. eu trabalho com uma tipa que fala, fala, fala, meu Deus, fala tanto e eu penso: fdx, ela não tem noção?! e não, não tem, ou tem e não quer saber, e de certeza que não se acha estranha, senão tentava controlar-se. por isso, cada um com a sua cena. o que uns falam a menos outros acabam por compensar e acaba-se por arranjar um equilíbrio :)