quarta-feira, 19 de junho de 2019

Passar ou não passar

Uma coisa que reparei em Lisboa foi as pessoas a atravessarem as ruas. Ninguém espera pelo sinal verde para os peões. Muitos metem-se mesmo à frente dos carros. Nem consegui perceber se eram turistas ou locais, mas vou assumir que a maioria eram turistas, porque eram a grande parte das pessoas na rua, pelo menos na zona onde andei (baixa). O que é estranho porque, por exemplo, no Reino Unido, se as pessoas atravessam no vermelho estão sujeitas a serem atropeladas. Lá ninguém pára. Uma amiga minha que mora lá disse que ainda há pouco tempo um homem ficou sem pernas porque um autocarro lhe passou por cima porque estava a atravessar no vermelho. E eu já vi coisas semelhantes a acontecerem lá (mas sem a parte de ficarem sem as pernas, vá). Por isso não entendo esta de virem aqui para Portugal e armarem-se em espertalhões.
A sorte é que os condutores também me pareceram bastante relaxados. Se fosse eu, apitava e acelerava. Não têm nada que se meter à frente dos carros, que mania. Quando vou para a baixa do Porto já fico transtornada com tanta gente nas passadeiras, mas não fazem isto de se meterem à frente dos carros. Se os carros têm de esperar pelo verde, também tem os peões. Eu faço igual quando ando a pé.

2 comentários:

Cynthia disse...

Eu não sou lisboeta, mas vivo mais perto de Lisboa do que do Porto (prefiro 1000x o Porto). Mas não é só em Lisboa que isso acontece ;) concordo que também não têm nada que se meter à frente dos carros e a única ocasião em que passo o vermelho é depois de olhar 50x para os lados e já estar à espera há um bocado e ver que não vem nenhum carro, lol. Também sou aquela pessoa que dá uma volta maior para ir à passadeira, quando a maior parte das pessoas passa logo onde não há, porque é mais perto. Mas eu fui bem ensinada :D

Maat disse...

sim, noutros sítios também acontece isso, mas em lisboa achei um abuso mesmo.
eu também faço isso, de ir para uma passadeira quando há uma perto, nem que seja mais longe e tenha de andar mais. se morrer atropelada, ao menos morro com razão :)