quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Conclusões

Lições do ano: para além daquela lição de que já falei aqui, de que os planos podem sempre sair furados, houve outra coisa que aprendi este ano, um bocado à custa da minha sanidade mental: não fazer dos problemas dos outros um problema meu. Tenho (tinha?) essa mania, sofrer com os problemas dos outros, ficar ansiosa, preocupar-me, tentar encontrar soluções. Mas... os problemas são dos outros, não são meus, não é? Eu tenho os meus próprios problemas para me preocupar, não preciso de adicionar chatices à minha vida. Os outros também não tentam encontrar soluções para os meus problemas, tenho de ser eu. Por isso, fui aprendendo a não sofrer com isso. Quando percebo que me estou a envolver ou a criar sentimentos negativos, paro e digo a mim própria que o problema não é meu, por mais que me apeteça ajudar, e por isso não tenho de ser eu a resolver. Aos poucos acho que me estou a conseguir libertar, mas é um trabalho gradual, não se consegue mudar assim da noite para o dia. Mas acho que estou no bom caminho e quero continuar assim.

Sem comentários: