terça-feira, 9 de outubro de 2018

O assunto do momento


Ora bem, o caso Ronaldo. Eu também não queria escrever sobre isto, mas tenho visto tanta cagada escrita e dita por esse mundo fora que preciso de desabafar. Queria também esclarecer já que, à partida, tenho sempre a tendência de ser a favor das vítimas (sejam elas mulheres ou não). Neste caso, como em muitos, ninguém sabe o que se passou, a não ser as duas pessoas envolvidas. E se calhar nunca vamos saber, até porque nem sempre o que é ‘provado’ é a verdade ou porque podem chegar a um acordo extra-judicial ou por mil e uma outras razões. No entanto, a mim não me turva a vista ele ser um jogador de futebol famoso e rico e assim presumir que ele não faria uma coisa destas. Como vimos até hoje em vários outros casos, isso não absolve ninguém. Aliás, se quisermos ir por aí, isso ainda o condenaria mais facilmente. Por exemplo, no #metoo são sempre pessoas poderosas que usam o seu poder para subjugarem as vítimas. Adiante. Também não me turva a vista as imagens e vídeos que andam por aí e que eles se enrolaram lá no bar. Os broncos é que dizem que ela ‘estava a pedi-las’. Isso é palavreado típico de machistas ignorantes (homens ou mulheres, porque infelizmente já vi mulheres a comentarem isto e muito pior). É por causa de merdas como esta que não vamos nunca sair da cepa torta. É precisamente por comentários destes que eu me revolto. É por isto que eu vou sempre ser feminista. De novo, adiante. O que interessa verdadeiramente para o caso são os factos: há muitas coisas que supostamente existem mesmo, como documentos assinados, queixas na polícia e provas médicas. E espero que com estes factos consigam chegar à verdade, quer esteja do lado dela ou dele. E que se ele for culpado, que seja condenado. E que se ela estiver a mentir, que seja também responsabilizada.


(Para dizer a verdade toda, depois de ler o artigo completo do Der Spiegel fiquei a acreditar na moça, a versão (sem qualquer conotação negativa) dela parece bastante verosímil. O artigo explica toda a situação detalhadamente, como tudo se passou, os documentos e provas existentes, porque só agora passados 9 anos se está a ouvir isto (não foi ela, foi a investigação do Der Spiegel que descobriu a história toda) e muitos outros pormenores importantes. Mas claro, não sei se o próprio artigo também é verdadeiro e se foi mesmo assim que tudo se passou.)


Independemente de tudo, do que se passou e se vai passar neste caso, gostava mesmo que estivéssemos num mundo onde as pessoas percebessem que NÃO, mesmo que dito no último segundo, é NÃO. E que as pessoas não julgassem as mulheres - que são sempre as mulheres, não me lixem - por não contarem o que aconteceu por vergonha ou medo, por usarem roupas decotadas ou curtas, ou por outros motivos secundários. Que se tratassem as pessoas que fazem queixa de uma violação com respeito. E que as mulheres, especialmente, fossem menos cabras com as suas pares (não me parece que esta construção exista mas vou usar assim para dar mais ênfase). Quem sabe um dia não lhes toca a elas também e de certeza que gostariam de um pouco de solidariedade e de não ouvir comentários machistas e cruéis das outras mulheres.

2 comentários:

Cynthia disse...

Foi mais ou menos o que escrevi no meu blog sobre este assunto. Mas também o comecei a escrever com esse pensamento... que não queria falar sobre isto, mas que me revolta tanta merda que vejo por essa internet fora. Estou de acordo contigo em TUDO o que escreveste. É vergonhoso acreditarem nele cegamente só por ser quem é. Só por ser o menino de ouro. Só por ser português. Só porque já apoiou inúmeras causas. Como é vergonhoso fazerem comentários machistas sobre ela. Não tenho opinião formada sobre isto, na realidade, e também espero que o mentiroso (seja ou ou outro) seja punido.

Maat disse...

eu li o teu post e também concordei com tudo. mas aí ainda não queria escrever sobre o assunto. mais tarde estive a ler os comentários de umas notícias e pronto, saltou-me a tampa. já se sabe que os comentadores de notícias da internet têm todos ervilhas no cérebro, em vez de neurónios, mas é cada alarvidade que escrevem... foi demais para mim. uma vergonha.