terça-feira, 2 de outubro de 2018

As horas

Tem havido muitas discussões sobre a mudança ou não da hora. Como devem saber, houve uma votação, na qual eu participei, e a opinião geral foi para a hora não mudar. Eu também votei para a hora não mudar, mas votei para se manter a hora de inverno, que é a mais próxima da hora solar, e ganhou a hora de verão.
A internet agora está cheia de pessoas revoltadas com a possível não mudança da hora. Claro, tem coisas boas e más, mas, na minha opinião, seria mais vantajoso não mudar a hora. Mas claro, é a minha opinião e foi isso que me pediram no inquérito a que respondi.
Isto tudo para dizer que, no meio desta discussão toda de mudar ou não mudar a hora, hora de inverno ou de verão, um dos argumentos que mais se usam pela internet fora são as crianças que saem da escola e já é de noite.
Primeiro, eu quando era criança também saía da escola já de noite. E a partir dos 10 anos, no ciclo e secundária, fazia mais de 2 km a pé para chegar a casa, de noite, e sobrevivi.
Segundo, e mais importante, estamos a falar de crianças até que idade? É que eu tenho uma escola primária ao lado de casa e nunca, mas nunca, vi uma criança a sair de lá sozinha, a pé. A rua fica entupida de carros dos pais que vão buscar os meninos. Se vêm embora de carro, não entendo qual é o problema de ser de noite já. Ainda esta semana passei pela secundária e era o mesmo cenário. Aí já vi dois grupos de adolescentes a virem embora a pé, mas os outros tinham lá os pais para os irem buscar também. É por não poderem brincar na rua? Mas as crianças já não brincam na rua, por isso este argumento não faz sentido.

2 comentários:

Cynthia disse...

Na escola primária do meu filho há vários miúdos a sairem sozinhos. Mas creio que esse argumento não é por andarem sozinhos na rua, mas sim porque, ao ser de noite, deixam de os levar, por exemplo, ao parque, quando saem da escola, que é o que aqui acontece muito, já que há um mesmo ao pé. Com a luz do sol está sempre entupido de crianças.

Eu estou contigo... Não mudar e manter a de inverno, mas não esperava que a maioria fosse desta opinião. As pessoas gostam é do horário de verão...

Maat disse...

certo, entendo a cena do parque. mas também a maior parte do tempo é inverno e se estiver a chover ou mau tempo não vão na mesma, não será tanto por estar dia ou noite.

pois, é isso, as pessoas ficam iludidas com o ter mais horas de luz ao fim do dia. e não se lembram que o sol vai nascer por volta das 9h da manhã. e que, pronto, a hora solar no fundo é mais parecida com o horário de inverno, apesar de também haver alguma discrepância.

de qualquer forma, o PM já veio dizer, na sua pequenez, que Portugal não vai mudar de hora. tínhamos de ser os parolos do costume. a directiva da UE é que ou mudam todos ou não muda ninguém. e a lei nem sequer foi aprovada ou reprovada. mas ele veio logo mandar a sua posta de pescada. enfim.