quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Forretices

As pessoas têm gostos e prioridades diferentes e por isso escolhem gastar o seu dinheiro de formas diferente e serem forretas em coisas diferentes também.
Vou deixar aqui uma lista das coisas que sou forreta e das coisas em que não me importo de gastar dinheiro.




Sou forreta em:




-tecnologia: qualquer aparelho tecnológico ou electrónico que está no mercado há pouco tempo e ainda é caríssimo não é para mim. Televisões, telemóveis, aquecedores, microondas, computadores, you name it. O meu m.o. costuma ser escolher uma marca conhecida e comprar o produto mais barato dessa marca. Bom exemplo o dos telemóveis, ando sempre 2 modelos atrás nos iphones. Competamente impensável para mim pagar os 1000 euros ou isso que custam.




-férias: apesar de eu adorar ir de férias é uma cosia em que me custa gastar dinheiro. Quando eu me ponho a fazer as contas e percebo que tenho de pagar 50 ou 60 euros por dia para estar em algum sítio, começo logo a perder a vontade. Planear cedo ajuda, porque se arranjam preços melhores, mas se não for assim acabo por ir sempre para o mais barato que, como quem segue o blog já sabe, também pode correr bastante mal. Quando ouço coisas tipo 'arranjei uma viagem para *inserir destino paradisíaco* super barata, apenas 2000 euros por pessoa' até sinto arrepios. Not gonna happen.




Não sou forreta em:




-comida: quer seja para comer fora ou para comprar coisas no supermercado, com comida nunca choro o meu dinheiro.




-coisas para a casa: se forem coisas que vão aumentar o meu conforto, não me importo de gastar dinheiro. Seja para fazer obras ou melhorias ou comprar algum móvel ou objecto que vá de facto fazer alguma diferença no meu dia-a-dia.


Há mais coisas mas hoje estou tão mas tão cansada que não consigo gastar mais energia a teclar. Depois faço a continuação do post. Agora vou só fingir que trabalho até à hora de saída.

5 comentários:

wallis disse...

É, mas todos temos tendência para reparar nos esbanjar dos outros e achar que nós é que sabemos e que o nosso esbanjar/a nossa forretice é que fazem sentido :)
Pegando na comida: eu detesto gastar muito dinheiro em restaurantes (mas é mesmo porque não gosto de ir a restaurantes, só vou mesmo em ocasiões muito especiais e nem se justificaria lamentar esse gasto precisamente porque não é um hábito, mas enfim), mas não me importo de pagar bem por um determinado produto (alimentar).
Também tem muito que ver com a relação com o dinheiro, de como isso funcionava em casa com os pais: mesmo em épocas mais relaxadas (que nunca foram muito relaxadas, nunca fui rica), fiz sempre muitas contas e tenho sempre presente aquela coisa de «nunca se sabe o dia de amanhã».

wallis disse...

* no esbanjar

Maat disse...

eu não discrimino quem é forreta em coisas que eu não sou. já percebi que cada pessoa tem as suas prioridades em termos de gastar o seu dinheiro e isso é perfeitamente aceitável.
mas também estou a tornar-me mais forreta ao longo dos tempos e hoje em dia já não gasto tanto dinheiro em coisas que gastava antes. sempre me preocupei com isso de não saber o dia de amanhã, mas agora que me aproximo cada vez mais da idade da reforma estou pior :)

wallis disse...

oh pá, a gente envelhece mas a reforma ainda está tão longe :(

de resto, comigo passa-se o mesmo (apenas espero que tenham comigo a mesma compreensão) e também vou mudando as prioridades :)

Maat disse...

está longe se pensares quantos anos ainda temos de trabalhar para finalmente termos sossego. tantos!
mas se pensares que não podes contar com o estado para te assegurar uma velhice confortável e que tens de ser tu a juntar dinheiro para isso acontecer, já me parece pouco tempo :(