quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Viver no passado

Às vezes tenho a noção que vivo no passado. Só ouço bandas que conheço há muitos anos, são poucas as bandas que gosto que descobri mais recentemente. Em relação a livros nem se fala, poucos são os livros com menos de 100 anos que eu leio, exceptuando Saramago e mais um punhado deles, mas isso é um problema que eu já detectei quando estava na faculdade. Dou por mim às vezes a pensar aquelas parvoíces tipo 'no meu tempo...'. Please, o meu tempo é enquanto eu estou viva, nem que tenha 70 anos, é o meu tempo. Mas lembro-me tão bem de coisas que ja se passaram há 15 ou 20 anos e parece que foram há tão pouco tempo e nem dei pelo tempo passar. Ou lembro-me de produtos ou objectos que se usavam há uns anos e fico assim nostálgica. Para além de eu ser super resistente à mudança tecnológica e só aderir às coisas quando estão praticamente obsoletas, como já disse aqui várias vezes. Será que sou um velho do Restelo?
Tenho um grupo de amigos que, sempre que estamos juntos, falam do secundário e de coisas que aconteceram nessa altura. Eu também achei tudo muito fixe, mas mais importante do que estarmos sempre a reviver os mesmos bons momentos é fazer novos bons momentos. Eu sei que antes eramos mais novos, mais giros, mais magros, mais cool, tínhamos mais tempo. Mas hoje em dia até temos mais dinheiro para fazer as coisas que queremos porque trabalhamos, e temos um carro para ir passear que antes não tínhamos, e somos autónomos e não precisamos do consentimento dos nossos pais, e podemos ir viajar mais facilmente e há mais oferta de voos, hotéis, restaurantes, concertos, experiências, tudo e mais alguma coisa, e até estamos sóbrios mais tempo para podermos lembrarmo-nos melhor das coisas que fazemos! Temos de construir novas memórias para daqui a uns anos dizermos 'ui, quando eu tinha 30 anos é que era!'.

2 comentários:

Cynthia disse...

Portanto, vives no passado, por um lado, mas preferes criar novas memórias do que estar a relembrar dias antigos, por outro lado :P eu fico muito nostálgica com tudo o que me remete para os tempos da adolescência... e sinto-me velha, a sério! Olhando para as mudanças todas que já se deram desde essa altura...

Maat disse...

hmmm, se calhar tens razão, sou só nostálgica e não vivo no passado. gosto disso! :)