quarta-feira, 31 de agosto de 2016

#640

Queria mais uma vez alertar os meus leitores para a situação da alfândega, caso tenham interesse. Ultimamente, desde início deste ano sensivelmente, apanham TUDO o que passa por lá. Enquanto antes eu encomendava artigos de baixo valor da Coreia, China, etc, sem qualquer problema, agora eles apanham tudo o que passa lá, independentemente de parecer barato ou caro. Recebo a cartinha do costume para enviar os documentos com o valor pago pelo artigo e portes discriminados para procederem ao desalfandegamento e depois é um filme para receber os artigos. Um artigo chegou a Portugal em Abril e só o recebi em Julho. Um outro artigo de cosmética, que custou uns fantásticos 9 euros, e que também chegou à alfândega em Abril, foi agora enviado para a Autoridade Tributária para análise. Se calhar passa-lhes pela cabeça que vou pagar taxas absurdas por um creme de 9 euros. E demoraram 4 meses a perceber isso. Até receber o creme às tantas ainda passa do prazo de validade. No início deste mês caí no erro de encomendar mais um creme da Coreia, um creme de 5 euros, com esperança que aquilo fosse só uma fase passageira e que recebesse o creme duas semanas depois, como sempre tinha acontecido. Mais uma vez recebi a cartinha a pedir os documentos. Ainda não sei se o vão desalfandegar.
Resumindo, esqueçam isso de encomendar artigos fora da União Europeia. A alfândega vai apanhar tudo o que encomendarem, têm imenso trabalho a enviar os documentos todos, e depois têm de esperar meses até desalfandegarem um artigo, isto se não tiverem de pagar impostos. A solução agora é pagar um bocado mais e encontrar aqueles vendedores que têm os armazéns na UE, mas que ao menos chegam mais rápido e sem problemas. Pelo lado positivo, estou a ganhar experiência e com mais uns desalfandegamentos posso começar a trabalhar como despachante aduaneiro, que sempre foi o meu sonho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso é muito estranho, eu já encomendei cerca de 20 artigos vindos da China desde o inicio do ano e nem uma vez ficou preso na alfândega!

Maat disse...

hmmmm, srá que o meu nome está numa lista negra e apanham tudo o que EU encomendo apenas? como disse, nem um artigo meu passou desde Novembro do ano passado. só se for pelo tipo de artigos - cosméticos.