terça-feira, 13 de outubro de 2015

#137

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-10-12-Fiscalidade-verde-aumenta-consumo-de-sacos-de-lixo-mas-tem-vantagens-ambientais




É obvio que as pessoas iam passar a ter de comprar sacos do lixo, já que não os tinham de graça.
Não me parece é que sejam menos. Mesmo que os supermercados dessem sacos, as pessoas só usam os que precisam acho eu. Nem que dessem 20 sacos de cada vez, as pessoas simplesmente faziam stock. Chegavam a casa, guardavam e iam usando. Agora compram menos. Menos de cada vez, não menos no geral. Se produzem a mesma quantidade de lixo, precisam dos mesmos sacos.
Nao me interpretem mal, eu concordo com esta medida. Eu já usava sacos reutilizáveis há muito tempo para ir às compras e já comprava sacos do lixo. Os sacos que me davam nos supermercados muitas vezes tinham furinhos e depois o lixo saía e sujava o caixote todo e tinha tomado a decisão de comprar sacos do lixo a sério. Mas lá está, continuo a usar o mesmo número de sacos, o caixote tem a mesma capacidade, produzo o mesmo lixo, logo quando um saco está cheio, tenho de tirar e usar um novo. E isso aplica-se quer seja um saco de supermercado ou um saco do lixo.
Aquele argumento de os sacos se romperem, é válido para ambos, os sacos do lixo que se compram também se rompem. Logo usar sacos de supermercado e do lixo é igual.
Esta notícia será válida apenas se acreditarmos que as pessoas desperdiçavam sacos por os terem de graça. De outra forma, não concordo, acho que estão a atirar areia aos olhos das pessoas para validarem a medida. E li ainda outra notícia que falava das fábricas que ficaram sem negócio porque os supermercados representavam grande parte da sua facturação e não conseguem producir sacos dolixo, por isso tiveram de despedir pessoas, têm linhas de produção paradas, etc. Dificilmente se agrada a todos, não é?

Sem comentários: