terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Antes e depois


Em setembro de 2022, costumava ver um gatinho preto aparentemente novo numa colónia de gatos controlada perto de minha casa. Andava lá pelo passeio, magrito. Mas têm comida e água e abrigo por isso achei que estava num bom local. Um domingo fui deitar a reciclagem aos ecopontos à beira e consegui ve-lo de perto. Magro que fazia impressão, pelo todo sujo (típico de gatos que não se lavam porque estao debilitados) e quando tentou miar saiu um som que era tudo menos um miau. Não consegui deixá-lo lá. Fui a casa buscar a transportadora e lá o trouxe para casa. Chamei-o de Chico. O Chico estava com diarreia e vómitos permanentes, mas fora isso nada de mal foi detectado. Andou assim semanas, apesar de muitos probioticos, medicamentos e rações diferentes. Lá foi ganhando um pouco de peso, foi vacinado e esterilizado. Os vómitos pararam, as diarreias melhoraram. Entretanto tinha passado meio ano e ele estava morar na minha cozinha e pátio. Um encontro imediato entre ele e a ritinha não correu bem, por isso fiquei com medo de o apresentar aos demais, apesar de ele tolerar a Maia. Ele já não gostava de mim nesta altura, por causa de todos os medicamentos que lhe enfiei pela goela abaixo. Então a minha mãe disse que ficava com ele. Foi morando aos poucos em divisões da casa dela, até ele perder o medo e os outros se habituarem à sua presença. Até que tentamos a apresentação gradual, que foi funcionando, apesar de algumas contrariedades pelo meio.


Fast forward para o presente. Chico adora os meus pais, vai-se dando com os outros dois gatos, apesar de uma ou outra briga de vez em quando, está com peso normal e peso muito brilhante e até já me suporta (mas demorou bastante a recuperar do trauma dos medicamentos). É o rei da casa, porque os outros são mais velhos e ele anda sempre na palhaçada. Gosta de aninhar-se juntos dos meus pais, no quentinho. Mas colo não! Chiquinho vivendo o sonho :)

Sem comentários: