terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Saber é poder

Estou a ler um livro do Viktor Frankl, um psicanalista, sobre a sua experiência num campo de concentração. O livro fala do conceito de delusion of reprieve. É a esperança, ou ilusão, dos condenados à morte de que vão ser perdoados no último momento e não vão ser executados. No fundo, é a tendência de negação perante uma situação limite. E agora que eu conheço este conceito, e mesmo não tendo sido condenada à morte, tenho identificado esta tendência em mim em alguma situações que ocorreram. Aquela ilusão de que vai ser diferente afinal, que vai correr tudo bem, quando sei perfeitamente que não. Mas alimento a ilusão ou esperança até ao último momento, até me estourar tudo na cara. Mais uma situação em que se aplica perfeitamente o desenho do Hugo van der Ding.

4 comentários:

Anónimo disse...

Em Busca De Um Sentido? Ah, quero saber que achas quando acabares!

M.

Maat disse...

Sim! O homem em busca de um sentido. Estou mais ou menos a meio e estou a gostar muito. Não é um livro leve, mas tem coisas muito interessantes. Vou ver se me lembro de fazer a review quando terminar :)

Anónimo disse...

Eu já li, mas não vou dizer nada, aguardo pela tua opinião final =)
M:

Maat disse...

Aaaahhhhh! Está combinado :)