quinta-feira, 23 de junho de 2022

Adoro um bom lombo assado :/

A principal de chatice de não se comer carne são as pessoas (como a única comentadora aqui do blog já mencionou :) ). As outras pessoas. Que sentem sempre isto como algo perpetrado contra elas. Se eu digo que não quero ir àquele restaurante porque não como carne e lá só há pratos de carne, as pessoas sentem uma imensa vontade de se justificarem por comer. Ou então dizer aquelas parvoíces que todos os que não comem carne já conhecem e começar a enunciar as várias carnes de que gostam, do género 'ai, eu adoro um bom cozido'. Gostava que as pessoas percebessem que eu não quero saber que carnes elas comem, de todo. Não me interessa o que gostam ou não gostam. Mas eu entendo as pessoas. Quando eu digo que não como carne, as pessoas sentem-se expostas. Porque se eu deixei de comer, elas também podem deixar. E se ainda comem, é porque querem, e então sentem a necessidade de se defenderem. Eu entendo, é um processo um pouco inconsciente. Mas eu de facto não quero saber. E eu nem sou de andar a espalhar que não como carne, mas claro que quando se está a falar de combinar refeições tenho de mencionar, porque é muito relevante para mim, para ter o que comer. Mas é muito cansativo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acabaste de descrever todos os meus almoços anuais da empresa de há 5 anos para cá. TODOS OS ANOS.
Tudo pessoas adultas, com estudos, alegadamente inteligentes, etc, etc.
E da boca de uma pessoa muito culta, muito erudita, muito tudo e tudo, já ouvi "mas se não comes carne nem peixe, o que é que comes?" Algumas pessoas ou são muito burras ou muito estúpidas, vamos ser honestas (e eu cito sempre os meus avós pobres que nunca ou quase nunca comiam estas coisas, mas esta pessoa por acaso tem origens mais ou menos humildes, do interior, maneiras que nem vale a pena, como sempre).
M.

Anónimo disse...

(mas é isso, tens toda a razão, as pessoas sen tem o vegetarianismo dos outros como um ataque, completamente).
M.

Maat disse...

estamos sempre a ter a mesma conversa com pessoas diferentes. sempre igual.
juro que fico sempre admirada/chateada com isto em 2022. já houve tempo de tornar isto super banal.

e nem vamos falar de refeições da empresa :/ as minhas experiências são sempre a mesma: pedir refeição veggie (como peixe mas a maior das vezes os pratos são de bacalhau e isso não como), chegar lá e não ter comida porque as pessoas que comem carne e peixe decidem optar pela refeição vegetariana e comer a pouca quantidade que há, deixando as pessoas que não comem mais nada sem comida. isto também é válido para almoços e jantares sem ser da empresa em que se pede uma mistura de entradas e quem não come carne e peixe fode-se sempre porque os outros comem a nossa comida e nós não comemos a deles.