segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Tempo livre para ler

Sendo que não tenho estado mais de férias, o tempo para ler não abunda tanto. Mas tenho tentado continuar. Como previa, o livro que acabei a seguir foi O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de Saramago. Que livro! Se são ateus, ou agnósticos, ou de qualquer outra religião mas que não se ofendem com pouco, recomendo imenso. Mas percebo que não é um livro para todos. Eu adorei, como só podia adorar sendo um livro de Saramago, que escreve tão bem, e sendo uma história alternativa àquilo que é de conhecimento quase geral, que é a vida de Jesus, como descrita na Bíblia (que nunca li, grande falha minha, apesar de logo no primeiro ano da faculdade uma professora nos dizer, a nós, alunos de letras, que o devíamos fazer por ser o grande livro de referência da literatura ocidental, mas tenho ali à espera). Que história, que mestria, que tudo. Fico cada vez mais fascinada com Saramago. De romances, só me falta o Memorial do Convento, que, por birra, não li ali naquela altura que estava na moda. Mas agora quero muito. Mas também não quero porque depois não tenho mais Saramago para ler. E o Manual de Pintura e Caligrafia, que também já está ali na lista de espera. Depois ficam só a faltar-me alguns dos diários.

Falando em ficar sem obras para ler, também já me aconteceu com Eça de Queirós. Lembrei-me há pouco de Alves & Cª., que li há muitos anos mas não tenho (li o da biblioteca da faculdade). E agora quero comprar e reler. Já não leio um Eça há tanto tempo. Acho que me vai fazer bem relembrar e dar-me aquele sentimento reconfortante de estar a ler um autor que gosto muito e sei que é bom. Ou então não, mas tenho de experimentar. Vou pôr na lista também.

Comecei entretanto a ler O Fulgor Instável das Magnólias, de Ivone Mendes da Silva. Li uma recomendação e um excerto num blog e fiquei maravilhada. Comprei logo e estou a adorar. Também estou a poupar, porque, apesar de até ser grande, não quero acabar. Parvo, porque a Ivone até tem mais três livros que não li e podem ser os próximos (se bem que dois estão esgotados, e não sei se vai haver mais edições, mas já comprei o outro que falta, não vá esgotar também).

4 comentários:

Anónimo disse...

Não é que andei a pesquisar sobre O Fulgor Instável das Magnólias e vim parar aqui?? Está esgotado em todo o lado =(
(quase aposto que sei qual o blog de onde veio a recomendação ;))
M.

Maat disse...

oh, a Ivone, esse génio por descobrir <3
tenho pelo menos mais um post sobre o livro: https://ograndelivrodoscliches.blogspot.com/2021/09/uma-amostra-da-genialidade-da-ivone.html

eu sei que já está esgotado há algum tempo. mas o Dano e Virtude foi reeditado e eu já comprei e li. ainda há à venda, na almedina ou na snob por exemplo. não sei se já tens esse.
também consegui comprar na altura os Contos Esquivos mas entretanto já esgotaram.
aguardo ansiosamente a segunda edição de A Mulher do Meio.

(de certeza que sabes, porque foi o único blog que vi a falar disso :) não havia muita coisa sobre ela na internet quando vi essa recomendação)

Anónimo disse...

Não tenho nenhum 😭😭
deixei-me andar com a confiança de que conseguiria o raio dos livros e agora estou furibunda porque quero e não posso ter. o Dano e Virtude talvez arranje, mas o Fulgor não aparece =(
(pior é pensar que já andava no teu blogue e não dei por isto, tristeza)
M.

Maat disse...

Eu percebo-te porque na altura quis comprar os livros todos dela e corri a internet toda, incluindo olx e custo justo para ver se havia usados, e não encontrei.
Compra o dano e virtude antes que esgote! E pode ser que façam segundas edições dos restantes. Também estou a torcer para isso :)