sexta-feira, 30 de julho de 2021

Serviço público

Diz-se 'meio-dia e meia'. As horas. 12h30. Meio-dia e meia, que é uma versão reduzida de meio-dia e meia hora. Meio-dia e meio seria meio-dia e ainda mais meio, portanto um dia inteiro 3/4 de dia.


Edit: na verdade, 'meio-dia e meio' não são dois meios mas sim meio mais um quarto (mais metade de um meio-dia), então seriam três quartos de dia, 18 horas.

8 comentários:

mb disse...

Não concordo que "meio-dia e meio" seja um dia inteiro. Meio não está relacionado apenas com o termo dia da justaposição, mas sim com a expressão toda, que remete para a décima segunda hora do dia. Para um período de 12 horas seria "meio dia", sem hífen.

Pegando noutra expressão, "beija-flor e meio" significa um animal e mais metade de outro, e não um animal mais metade de uma flor.

Maat disse...

na verdade, também fiquei com essa dúvida quando me pus a pensar no assunto. se seria meio-dia e mais meio dia, ou meio-dia e mais metade, portanto 3/4 de dia. acabei por ir pelo que me pareceu mais simples, mas agora concordo super contigo devido ao argumento do hífen.

mb disse...

Continuas a interpretar meio como sendo relacionado com dia, quando deve ser relacionado com o que expressão significa (hora). Era aqui que queria chegar com o outro exemplo que dei. "12h" ou "meio-dia" significam a mesma coisa: a hora 12.

"12 horas e meia" significa 12 horas + 0,5 de uma hora, o que dá 12,5h ou 12h30min. "Meio-dia e meio" significa 12 horas + 0,5 da hora "meio-dia" (que é igual às outras), o que dá também as 12h30. Como meio-dia é masculino, tem de haver concordância de género.

Maat disse...

não concordo com esse último argumento. para mim, meio será metade da primeira expressão, que é meio-dia como um total de 12h e não uma hora só. se significasse o mesmo, também se poderia dizer, e no entanto, está mal. a forma correcta é meio-dia e meia. meia sendo o diminutivo de 'meia hora'. e não há outra hipótese.

https://ensina.rtp.pt/artigo/diz-se-meio-dia-e-meia-ou-meio-dia-e-meio/

https://www.infopedia.pt/$meio-dia-e-meia-ou-meio-dia-e-meio

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/meio-dia-e-meia/1102

https://emportuguescorreto.pt/meio-dia-e-meio-ou-meio-dia-e-meia-66690

mb disse...

Para a pergunta "a que horas passa o comboio?", a resposta "às 22h" significa uma hora concreta, e não um período de 22 horas. Pela mesma razão, se a resposta for "passa ao meio-dia", o significado é a hora 12. Parece-me evidente. Da mesma forma, "Meia-noite" não significa a meio da noite ou metade do período da noite ou mesmo um período de 0/24 horas, mas sim a hora 0/24. E faz sentido que assim seja.

As expressões não devem ser interpretadas à letra; existem inúmeros exemplos onde o significado de uma expressão não corresponde à soma dos significados isolados das palavras que a compõe. O mais evidente é aquele que visa apelidar o alvo como alguém desprezível, e não dizer que a sua progenitora é uma meretriz.

Posto isto, aceito que seja considerado errado dizer-se "meio-dia e meio" mas não concordo que assim seja, muito menos por causa da justificação que apresentaste. E como não sou um purista da língua, vou continuar a dizer "meio-dia e meio" porque acho que é assim que deveria ser. Não está ao nível daqueles que consideram que a medida de massa "grama" é feminino; este é um erro intencional.

Maat disse...

eu continuo a não concordar. mas tens o direito de dizer como quiseres, apesar de a expressão estar errada, como se pode ver em várias fontes.
que há muita gente que diz meio-dia e meio, há, mas dizem mal. como dizem mal tantas outras coisas. não quer dizer até que essa expressão não possa vir a ser considerada correcta no futuro, pois é a língua que se adapta aos utilizadores e não o contrário. por isso o facto de muita gente começar a dizer essa expressão, pode torná-la aceitável.

se concordas ou não com estar errado dizer 'meio-dia e meio' já é outro problema, que terá de ser resolvido com pessoas que põem as palavras e expressões nos dicionários :)

mb disse...

Como dei a entender, não vejo qualquer problema em se usar expressões erradas, se se achar que as estipuladas não fazem sentido. Tirando situações concretas, cada um pode usar o seu próprio dicionário à-vontade. Se alguém quiser usar aderência para se referir a adesão, nada contra. Tem é de levar com as consequências se for mal interpretado/a.

Agora, a questão que se impõe aqui é outra: quando te causa confusão, fazes por corrigir as pessoas na hora ou ficas a remoer e não dizes nada?

Maat disse...

ahahaha pergunta com rasteira :) antes, há muito tempo, eu corrigia sempre, mas comecei a perceber que as pessoas levavam a mal. então deixei de dizer. deixo as pessoas continuarem a dizer as burrices. burrices porque muitas vezes não sabem mesmo a expressão/palavra correcta e não querem aprender.
a mim prefiro sempre que me corrijam. antes fazer papel de burra uma vez do que fazê-lo a vida toda.

falando de expressões erradas, há uma que eu digo, com a consciência que está errada. desde miúda, sempre disse 'dizer coisa com coisa' em vez de 'não dizer coisa com coisa', aqui por burrice ainda. quando descobri que afinal a expressão certa era 'não dizer coisa com coisa', soou-me estranho. então, por teimosia, continuo a usar 'dizer coisa com coisa', nas poucas vezes que uso a expressão - de que nem sou muito fã - apesar de saber que está mal :)