quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Reciclar e reutilizar

Já sabem que sou uma pessoa muito interessada por reciclagem, já fiz alguns posts sobre isso. Sou incapaz de deitar algo no lixo comum, se der para reciclar, seja onde for, nem que tenha de levar o lixo comigo no carro ou na carteira. Até sigo alguns perfis de reciclagem no instagram para dicas e cenas, e até tenho aprendido algumas coisas novas recentemente (uma boa ideia para um post no futuro).

Mas tão importante como reciclar é reutilizar. Não deitar fora coisas que podem ser reutilizadas. Faço parte de um grupo no facebook onde ponho coisas que já não quero mas que ainda estão boas para outras pessoas usarem. O grupo chama-se Dou-te se vens buscar (Porto e arredores). Julgo que há mais grupos com este propósito, de outras zonas. Aconselho toda a gente a participar, quer seja para dar coisas ou para pedir. 

Também foi lançada recentemente a plataforma Dar e Reutilizar. Também aconselho muito esta plataforma. Para dar, basta fazerem registo e depois fazerem o anúncio das coisas que querem dar, conforme o concelho. Para receberem, têm de pagar uma taxa de 1,99 euros que vos dá acesso a pedirem artigos durante dois meses.

Aplaudo sempre estas iniciativas de trocas de coisas e de umas pessoas poderem ficar com o que outras não querem, em vez de ir parar a um aterro. Eu própria tenho tentado incentivar isto dentro dos meus grupos de amigas. Quando tenho coisas que não quero, pergunto a elas primeiro se estão interessadas, antes de pôr nas plataformas de doações. E, claro, também pergunto se têm coisas que não queiram e nas quais eu possa estar interessada. Como exemplo, há pouco dei dois séruns para o cabelo a uma amiga, que no meu cabelo oleoso não faziam grande coisa. A outra amiga dei uma saia, um casaco e uma carteira. E a outra amiga três camisolas e uma carteira. Mas também recebi: um pacote de chá, um molho indiano para comida, uma barrita de côco, uma embalagem de feijão de soja, um casaco de malha. Adoro!

Sem comentários: