segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Cursos para adultos

Conheço algumas pessoas que fizeram cursos superiores em adultos, mas acabaram por não ter grande sucesso em  ingressar na carreira que queriam. Portanto, a ideia que tenho de cursos feitos na idade adulta, numa área bastante diferente da área onde trabalhavam, é que não dá grandes resultados. Há um grande investimento de tempo e de dinheiro para depois não ser bem o que se esperava. Óbvio que os adultos não têm a mesma disponibilidade para estágios não ou mal remunerados, e por isso se calhar também haverá menos hipóteses de serem contratados. Um licienciado em direito aos 40 anos dificilmente estará interessado em trabalhar como um escravo, de graça, num escritório de advogados. Portanto não sei se também será por aí a minha ideia geral do insucesso.

No entanto, se forem cursos para melhorar a área onde estão, ou até cursos para algo diferente mas ainda assim relacionado com a área, já vejo que têm sucesso. Ou seja, quando as pessoas estão numa área e querem especializar-se ou fazer algo diferente mas ainda semelhante de alguma forma (por exemplo, uma engenheira mecânica que conheço tirou um curso para se especializar em programação de software, que era algo que não sabia fazer antes mas ainda assim era na área das engenharias) acho que há mais probabilidades de sucesso. Se calhar por não ser uma mudança tão drástica e porque já há experiência na área.

Mas isto tudo para dizer que não acredito muito em mudar de vida assim de um momento para o outro, apesar de ler algumas histórias sobre o assunto. Gostava de saber se há alguém desse lado que tenha tido uma experiência semelhante e se resultou ou não.

Sem comentários: