quarta-feira, 3 de junho de 2020

Xennials


Hoje em dia temos de ter um nome para as gerações. Há os Millennials, o mais famosos, mas também a Geração X e os Baby Boomers. Eu não sabia bem qual era, porque de facto não me identificava com nenhuma dessas. Fui procurar na internet e eis que encontro a descrição precisa da minha geração: Xennials. São os que estão entre a Geração X e os Millennials, nascidos entre 77 e 83. Encontrei um artigo antigo do Observador que tem frases perfeitas:


"Não são descontentes como a Geração X nem otimistas como os Millennials."


"...os Xennials tiveram uma “infância analógica e uma vida adulta digital” e defende que a geração tem quer o cinismo da Geração X como o otimismo dos Millennials."


"A geração Xennial é a última que se lembra como era a vida antes da internet mas sabe bem como é a vida com a sua existência. Têm idade suficiente para ter vivido uma infância sem internet mas passaram as suas vidas adultas online."


É exactamente isto. Os últimos a usarem telefones fixos mas que sabem perfeitamente usar a internet. Infância analógica e vida adulta digital. No fundo, acho que posso dizer que tive o melhor dos dois mundos. Fui sortuda para não ter crescido ainda rodeada de tablets e poder ter andado lá fora a correr e a andar de bicicleta todos os dias, mas ainda a tempo para não ser analfabeta da internet. Gosto deste balanço.

Sem comentários: