quinta-feira, 5 de março de 2020

covid-19

E então, agora já estão em pânico com o coronavírus, que está super perto, ali ao lado em Itália? Na China ninguém queria saber, ui, está longe, ninguém tinha medo nenhum. Mas agora já está a matar europeus, aqui tão perto. Facilmente vem para Portugal. Pois é, está a dias de vir para Portugal, não vamos ser inocentes. Com os cuidados de higiene que (não) temos, isto vai ser um instantinho até estarem centenas ou até milhares de pessoas infectadas.
Eu  fiquei aterrorizada desde que se começou a falar disto. Eu tenho asma, por isso de certeza que morro se for infectada. E depois na Europa isto nunca será contido como na China. A China é comunista e, neste (único) caso para o bem, pode perfeitamente fechar cidades, manter pessoas em quarentena e não deixar ninguém sair de suas casas, para conter o contágio. Imaginam algo assim a acontecer na Europa? Nunca, claro. Mais facilmente se infectam milhões de pessoas do que se fecham cidades inteiras, com tudo parado, ninguém a trabalhar, ninguém nas ruas, ninguém em lado nenhum sem ser nas suas casas.
E as pessoas a adorarem tossir para cima de outras ou a espirrar para o ar, como fazem normalmente, vai ser um instantinho para passarem rapidamente o vírus. Lavar as mãos só em caso de necessidade absoluta, gel desinfectante vão usar alguns apenas e máscaras só para o Carnaval mesmo. Não estou a ver pessoas usarem máscaras para andarem em transportes públicos ou supermercados ou sítios cheios de pessoas. Somos um país que não vai nessas modernices. Tenho muito medo que o vírus chegue a Portugal, à Europa, porque não vamos ter a mesma reposta da China. Posso estar enganada, e espero mesmo que sim, que seja só eu a entrar em pânico e depois não seja nada. Vamos ver como corre. Boa sorte para nós todos.


P.S.: como devem ter percebido, este post foi escrito antes de termos os primeiros casos em Portugal. Tinha agendado o post há uns dias e não me lembrava. De qualquer forma, o vírus foi bem rápido a chegar cá e já vamos nos 8 casos. E muitos mais já devem existir, ainda que não confirmados.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pessoas que tossem ou espirram para o ar = ÓDIO MORTAL (desde sempre, mais ainda agora com todas as recomendações dadas)
M.
(e eu que queria ir a França no fim do mês... snif)

Maat disse...

exacto, desde sempre! como não lhes ensinaram como se deve fazer? e pelo menos desde a gripe A que há muitas recomendações sobre isso.

eu tinha uma viagem a Marrakech pra semana e não vou :(

A TItica disse...

Já entramos em pânico nas corridas aos super e às mascaras, mas não na questão de alterar certos hábitos que são mesmo necessários, quer nesta fase quer no dia a dia!!!

Estou assustada mas não estou em pânico, acho mesmo que a nossa dieta mediterrânea nos vais ajudar.

Maat disse...

eu não ando em nada disso ainda. por acaso tinha em casa 3 frascos já abertos de gel desinfectante do lidl e um resto de máscaras cirúrgicas que tenho há anos, umas 10 praí, não sei, nem contei. e para ja não conto comprar mais nada, só mais gel se estes frasquinhos entretanto acabarem.
em relação à comida, tenho também muitas latas de conserva que compro numa loja na lota e, como vou lá poucas vezes, trago muitas de cada vez, e ainda devo ter umas 20 e tal da última vez que lá fui, antes do coronavirus. não tenciono comprar mais nada de especial. a minha casa é pequena, não tenho despensa e por isso não tenho grande espaço de armazenamento de grandes quantidades de víveres.

não estou em pânico, mas tenho medo. um pouco por mim, que tenho asma e não sei se poderá ser grave caso apanhe o vírus, e pelos meus pais, que são mais velhos e mais frágeis, especialmente o meu pai que tem diabetes e está super fraco desde que teve o ataque cardíaco no ano passado.

mas também o que podemos fazer, para além das medidas já anunciadas? achas que a dieta mediterrânica vai ajudar? em que sentido?