quarta-feira, 31 de julho de 2019

Vai-se andando

Odeio que me perguntem: ‘como estás?’ É muito pior do que o ‘tudo bem?’ do costume. Com o ‘tudo bem?’, toda a gente sabe que é suposto darmos uma resposta rápida e generalista. ‘Tudo! E contigo?’. Agora com o ‘como estás?’, parece que a pessoa que pergunta está genuinamente preocupada connosco e quer que lhe contemos todas as desventuras da nossa vida. ‘Estou muito mal, quase a cortar os pulsos.’ É muito invasivo este ‘como estás?’, quer saber tudo sobre mim e está a analisar a minha resposta atentamente. Prefiro mil vezes o ânimo leve do ‘tudo bem?’ de quem não quer saber e que não nos deixa tão desconfortáveis.

4 comentários:

Cynthia disse...

Mas podes manter o mesmo registo e responder apenas "bem" :D

Maat disse...

ceto, aquela 'bem!' de quem não quer partilhar pormenores. tenho de treinar isso :)

Anónimo disse...

olha, esse "tudo bem" hipócrita é que me deixa desconfortável. Para quê gastar palavras, então? Um olá chega. E se a pessoa está numa de ser sincera, pode muito bem responder "não, não está" :) Aliás, o "tudo bem" dá muitas vezes origem "vai-se indo", por isso, olha, não, mais vale não se dizer nada.

Maat disse...

dizer nada parece-me óptimo. perguntarem-me nada ainda melhor :) vamos deixar-nos de perguntas e respostas falsas.