segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Meia maratona

Fui fazer a meia maratona do Porto! Sou mesmo louca. Inscrevi-me em Abril para me forçar a treinar. Claro que isso não deu em nada. Especialmente em Agosto, calor, fins-de-semana fora, bastantes gin tónicos e pouca vontade de treinar no geral. Dia 2 de Setembro fui a um urban trail de 10 km e quase morria. Fiz mais uma prova de 10km, 3 treinos curtos e vam'bora pra maratona que se faz tarde! Sim, assim mesmo à maluca. Claro que não tinha expectativas irreais: chegar ao fim, ainda que fosse depois de 3h, já era bom. O meu objectivo, depois de fazer as contas do tempo que conseguiria eventualmente fazer, seriam cerca de 2h35. Até 2h50 já não era mau. Mais do que isso, pronto, era terminar apenas. Que também não era mau. Se tivesse que desistir a meio, paciência, não ia para casa chorar. A última pessoa do ano passado fez 3h21, por isso tinha sempre alguma margem. Só não quero é que venha o raio do carro dos bombeiros atrás de mim.
Então chegou o dia, ontem. Estava fresquinho, tivemos sorte com isso, e decidi a minha estratégia: começar a correr devagar e correr sempre devagar, em vez de começar a correr a um ritmo um pouco acima do que eu sei que consigo manter mas que depois teria de parar eventualmente.
Comecei a correr a cerca de 7:00/km e lá fui eu, a ser ultrapassada por toda a gente. Até aos 10 km eu sabia que aguentava, por isso ia na boa. Passei os 10 e continuei, sempre no mesmo ritmo. Mentalizada que se precisasse de parar, parava, mas continuava a sentir-me bem e lá fui fazendo km atrás de km, para meu espanto. Cheguei aos 15 e aí já pensava que só faltavam 6, que é um treino pequeno, e que se não parei até aí, também não devia parar até ao fim. E a partir daí comecei a ultrapassar pessoas, as que dão tudo no início e depois têm de ir a passo porque já não conseguem mais. E os kms foram passando, 18, só faltam 3, é já ali. 20, já quase consigo ver a meta. 500 metros para a meta e decido gastar as energias que me restam a fazer um sprint até à meta e passar umas 10 pessoas pelo caminho, e chegar antes de o cronómetro oficial marcar 2h30, pois ainda estava nos 2:29. Corri, corri o mais que pude, que já não era muito naquela altura, e consegui chegar aos 2:29. Tempo líquido 2:27, nunca pensei! Corri mesmo 21 km sem parar. Nunca tinha feito um treino ou corrida tão longa, o percurso maior seguido que fiz foram aí uns 11k, já fiz mais kms mas tinham paragens. E ontem consegui correr 21 km, e abaixo do tempo que tinha estabelecido. Estou mesmo orgulhosa de mim!

4 comentários:

N. disse...

Partilho esse orgulho contigo! Assim que pude fui procurar os resultados de amigos e conhecidos e já estavas tu. Parabéns!
A estratégia foi perfeita.

Maat disse...

obrigada! 21km a correr é muito km... :)

Cynthia disse...

Boa! Isso é que foi um feito :P há que ser inteligente e parece-me que foi o caso. Para mim correr seria isso tudo seria impensável ahah! Tortura autêntica.

Maat disse...

Cynthia, dado eu ser fraquinha a correr, tive de jogar com o que tinha :) antes ir devagar e chegar ao fim. obrigada!