quinta-feira, 19 de julho de 2018

Agora sem paninhos quentes

E aquelas pessoas que vão caminhar, bem devagar, e levam todo o equipamento como se fossem fazer quase uma maratona? Até já vi pessoas de telemóvel no braço, naquelas bolsas que normalmente quem vai correr usa.
Estes passeios podem ter vários objectivos. Pode ser para as pessoas saírem de casa e apanhar ar, pode ser para passearem o cão, pode ser para não serem tão sedentárias, ou também pode ser para emagrecerem. Todos os motivos são válidos. Mas eu gostava de dizer às pessoas que caminhar não emagrece ninguém. Eu também já tive essa ilusão há uns anos atrás. Muitas vezes a culpa é dos médicos que dizem às pessoas para caminharem meia hora por dia e depois as pessoas acreditam nisso. Os médicos esquecem-se de dizer que não é para andarem como se estivessem a ver a vista. A não ser que caminhem 1 ou 2 horas por dia, todos os dias, com passo bem acelerado, isso não faz nada, lamento. Quer dizer, faz bem, faz sempre bem não estarmos sentados no sofá, mas não faz perder peso nenhum.
Uma amiga minha foi a um endocrinologista para a ajudar a perder peso. Sabem o que ele lhe disse? Para comer menos. Não há cá comer várias vezes ao longo do dia, nem treinar e tomar proteína para compensar, nem tomar comprimidos, nem dizer que a culpa é da tiróide ou do metabolismo. Para emagrecer é preciso comer menos, comer o menos possível. E não é que ele tem mesmo razão?

Sem comentários: