sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

#metoo?


Para agitar um bocado as coisas por aqui, que têm andado muito calmas: isto dos discursos a favor da igualdade das mulheres é tudo muito bonito e toda a gente é super a favor das mulheres e os homens serem iguais e terem os mesmos direitos e é toda a gente contra a discriminação, toda a gente a usar o hashtag da moda e a ser super solidária, mas depois basta uma mulher dizer que não cozinha e é ver as outras mulheres a olharem para ela de lado. É haver um divórcio e as mulheres acharem natural que os filhos fiquem com elas, porque os pais não servem/não gostam/não são pais como elas são mães, merecem menos, aparentemente. É uma mulher dizer que não quer ter filhos e as outras mulheres lhe dizerem que tem o dever de continuar a raça. Só para dar alguns exemplos, mas haverão muitos mais. E estas mesmas mulheres são a favor da igualdade, claro, nas redes sociais então é super fácil sermos a favor do que nos apetecer. Irónico serem algumas mulheres ainda mais machistas do que os homens e serem elas próprias a discriminar as suas pares mais do que os homens.

8 comentários:

N. disse...

Não mudava uma vírgula. Até tinha escrito mais 3 parágrafos e apaguei-os porque já dizes o suficiente.

Mudava era a hashtag, porque eu estava a ler "meto o" e achei que me faltava um substantivo. Meto o quê?!?

Maat disse...

mas isso tens de falar com a pessoa que lançou a hashtag, não é da minha responsabilidade :)

Cláudia S. Reis disse...

A minha mãe, ainda que de forma não tão acesa, é uma dessas mulheres que acha que as outras mulheres têm todas que saber tratar da casa, cozinhar, ter filhos e ainda estar disponível para tudo o que os maridos querem. Felizmente vivo numa época em que sou livre para tomar as minhas decisões e cá em casa é tudo dividido. Porque só assim faz sentido. Cada pessoa - homem ou mulher - deve tomar as suas decisões. Ainda que a sociedade olhe de lado. Sabe o que costumo pensar nessas alturas? Que se lixe a sociedade.

Maat disse...

a mim não me choca que pessoas como a tua mãe, ou a minha mãe, que teve uma educação tradicional nos anos da ditadura, pouca escolaridade, e que já tem uns anos, pense dessa forma. ela e todas as outras mulheres como ela que foram educadas a pensar assim e achar que é assim.
a minha mãe, claro, teve de se modernizar à força, porque eu estou aqui para lhe ir abrindo os olhos explicar que esse tempo já passou.
o que me choca é serem assim pessoas da minha idade, pessoas com 20, 30 ou 40 anos, que foram edeucadas numa mundo diferente já, que têm cursos superiores mas que continuam lá no fundo a ser iguais ou piores do que as nossas mães em termos de machismo.
e isso é triste, porque quer dizer que vamos continuar a perpetuar esta situação. essas mulheres vão ter filhas e filhos e vão continuar a ensiná-los asssim. espero apenas que essa nova geração consiga ver para além diso, para ver se com o tempo as coisas realmente mudam e se as mulheres deixam de ser umas cabras umas para as outras.

Cynthia disse...

Pequena observação: acho que toda a gente devia saber cozinhar. Como fazem as pessoas que vivem sozinhas? Que têm filhos para dar de comer? Compram fora todos os dias? Têm empregadas? E as que não podem ter esses gastos? Vão buscar comida a casa dos pais? Pergunto-me...

Quanto ao resto do teu post, também me faz muita confusão essa discriminação, as pessoas querem crer que são todas a favor da igualdade, mas certas ideias estão tão enraizadas nelas que não conseguem evitar julgar esses exemplos que citaste.

Maat disse...

eu mencionei 'não cozinha' e não 'não sabe cozinhar' :)
eu sei cozinhar mas não o faço. e conheço pessoas com filhos que também sabem cozinhar mas escolhem não o fazer. a alternativa? todas as que mencionaste: ir buscar ao take away, ir comer fora, ir comer aos pais, meter uma pizza ou douradinhos no forno. ao almoço os miúdos comem na escola, por isso sobra só o jantar. não é assunto que me importe também, cada um sabe de si e como gastar o seu dinheiro, cada um é forreta em coisas diferentes (bom assunto para um post já a seguir!).

N. disse...

Douradinhos! Tão bom! Ainda há dias comi com arroz de cenoura! :)

Maat disse...

há meses, se calhar anos, que não como douradinhos. fogo, agora apetece-me :(