terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O frio, sempre o frio

Só um em cada 100 portugueses diz ter casa termicamente confortável


E eu acho que não estou entre este 1% da população. A minha casa é de pedra, o que quer dizer que é sempre mais fria. No verão é óptimo, é muito raro ter calor. Apenas em muitos dias seguidos de calor intenso é que se nota que começa a aquecer um bocado, mas mesmo assim é suportável. No quarto, que é mais protegido, dorme-se quase sempre bem. Apenas em dias de muito calor abro a janela à noite e já fico bem.
No inverno é um bocado pior. O quarto mais uma vez é a divisão mais quente. Eu, que em casa dos meus pais cheguei a dormir com lençóis polares, 5 cobertores e edredão (sim, nem me conseguia mexer lá debaixo), hoje em dia durmo com um edredão bem quentinho e mais uma colcha polar relativamente fina e deve ser suficiente para o inverno todo. Tenho um aquecedor cerâmico de 400w que ligo quanto está mais frio.
No resto da casa é um bocado pior. Como a casa é bastante aberta, hall de entrada, sala e sotão (ou mezzanine, porque é tudo aberto), é mais difícil conseguir aquecer tudo. Tenho sempre um aquecedor a óleo ligado, mas não resolve muito. Tenho ligado também um termo-ventilador em dias mais frios, para ajudar a aquecer, mas mesmo assim não sinto que esteja mesmo confortável, como eu gostaria. Eu acho que o isolamento das portas é fraco, para não dizer inexistente, por isso também deve ser por aí que o calor não conserva. Queria comprar aquelas fitas de calafetar mas nem sei como se usa isso e se realmente resulta. Na casa de banho, tenho um daqueles aquecedores de parede incandescente, mas também só aquece enquanto está ligado, o calor não conserva.
Resumindo, eu não poupo em aquecimento, ligo os aquecedores que forem precisos, o que se traduz em contas de luz bem jeitosas para pagar no fim do mês, para além de andar sempre cheia de roupa super quente, e mesmo com tudo isto não me sinto confortável.

Sem comentários: