terça-feira, 12 de dezembro de 2017

À noite, quando estou no sofá sem energia para fazer mais nada sem sem ver televisão, quando nem sequer consigo ligar a netflix, costumo ver aquele programa da SIC Mulher dos dois irmãos que arranjam casas. Dá pelo menos dois episódios seguidos, se calhar mais até. A meio do segundo já não estou com grande paciência e acabo por distrair-me, adormecer ou dar uma vista de olhos na internet. Quando dou por mim, já tenho gajos a cozinhar na tv. E às vezes o comando está longe e não me quero mexer. Então fico ali incomodada com esses programas da culinária. Não estou a ver, mas só de saber que está a dar isso na minha televisão chateia-me. Tipo, esta moda dos programas de culinária é uma cena que me ultrapassa. Nunca se viu tanta gente a cozinhar em televisão. Eu não gosto nada de cozinhar, pode ser por aí que detesto isso tudo. Antes ainda tinha paciência para o Rudolph, mas era mais para me divertir a ouvir a sua língua que faz ferida nos ouvidos e vê-lo a ser assim todo despachado a mexer na comida com as mãos. Nunca fiz uma única receita dele. Mas esses masterchefs, pratos do dia, jamie olivers e todos os outros irritam-me. Lá em casa há uma regra, ou três regras, vá, quando tenho a tv ligada, nem que seja só para fazer companhia e não esteja a prestar atenção: nunca estar nos quatro canais portugueses generalistas, em canais portugueses de notícias ou em programas de culinária.

2 comentários:

wallis disse...

A teoria -consta- na base da proliferação dos programas de culinária é de que são programas baratos, ou mais baratos, vá (para além de irem na onda do interesse crescente das pessoas por culinária). Ainda me lembro do tempo em que isso era uma raridade e se destacava o do Sá Pessoa.


Maat disse...

ai é? desconhecia isso. mas de facto muitos desses programas são simplesmente filmados numa cozinha. é só comprar os ingredientes, até se arranja um patrocínio de uma marca de comida qualquer, e está feito. faz sentido.

velhos tempos esses em que não existiam canais inteiros (!) dedicados à culinária :)