sexta-feira, 28 de abril de 2017

#896

Se vocês tivessem um negócio que dependesse de terem clientes e de os clientes estarem satisfeitos, o que preferiam? A) que um cliente que não estivesse satisfeito reclamasse com o serviço e que tivessem a oportunidade de corrigir o que eventualmente fizeram mal ou explicar porque o fizeram e que o cliente compreendesse e voltasse a usufruir dos vossos serviços ou B) que o cliente não dissesse nada e se fosse embora insatisfeito com o vosso serviço e nunca mais quisesse voltar e inclusivamente desse más referências do vosso negócio às pessoas com quem falasse?
Eu sei que sou uma resmungona e se algo não me agrada lá estou eu para reclamar, quando acho que é isso que deve ser feito, mas se as coisas forem resolvidas da melhor maneira, não guardo rancor. Agora se eu optar pela abordagem passivo-agressiva e ficar calada, aí de certeza que não vou voltar, porque as coisas não vão ficar resolvidas. Eu faço o que gostaria que fizessem comigo, que é, ao reclamar, dar uma oportunidade às pessoas para remediar um erro ou explicarem porque esse erro foi cometido.
Julgo que cheguei a contar um episódio de uma farmácia onde eu ia muito frequentemente e onde se enganaram a encomendar um creme para mim e depois não quiseram ficar com o creme. Eu não discuti, fiquei com o creme, e nunca mais lá fui. Mas nunca mais mesmo, e até tinha o cartão de cliente com dinheiro em saldo. Lembro-me que o cortei à tesourada com uma grande satisfação. Se eu me tivesse dado ao trabalho de reclamar, se calhar tinha-se resolvido tudo e eu ainda ia lá.
E como este, tantos outros episódios já aconteceram comigo, mas de facto os únicos sítios onde deixei de ir porque não gostei como fui atendida e não reclamei foi esta farmácia, um restaurante no Norte Shopping, uma associação de animais à qual eu comprava coisas/enviava donativos e a Bosch Car Service. Nos outros, falo, reclamo, até posso levantar um pouco a voz, mas acabo por voltar.

Sem comentários: