quarta-feira, 5 de abril de 2017

#879

Às vezes reparo que as pessoas usam construções com preposições erradas. Uma muito comum é 'parecido a'. Como em 'és muito parecido ao teu irmão'. Mas está errado, parecido é usado com a preposição 'com'. O correcto seria 'és muito parecido com o teu irmão'. A minha teoria para este erro é que as pessoas fazem a construção por analogia com 'igual a' e aplicam a mesma regra.
Há uns dias ouvi uma nova, e na televisão! Ouvi alguém dizer que as pessoas têm 'receio à mudança'. A construção certa deveria ser 'receio da mudança', temos receio de coisas.
Acho engraçado ir registando estas coisas.

2 comentários:

Cynthia disse...

É verdade. E são coisas que sempre me fizeram comichão. Mas confesso que, às vezes, dou por mim a reler o que escrevo e a pensar "será que estou certa?!", tantas são as vezes que vejo coisas mal escritas (ou ditas).

Maat disse...

sim, e o problema maior é que supostamente a língua acompanha os falantes, por isso até pode acontecer que estas construções erradas, com tanto uso, até poderão ser a norma daqui a muitos anos.
lembrei-me de outro! aquele tão famoso 'penso de que' do pinto da costa há uns anos. errado! :)