segunda-feira, 3 de abril de 2017

#876

Vou começar a semana com uma exposição algo raivosa, facciosa e provavelmente injusta acerca de pneus e pneus suplentes, motivada por um furo que tive no fim de semana, o que me dá assim direito a poder insultar quem quiser.
Primeiro quero revoltar-me contra os fabricantes de carros que agora inventaram esta moda de os carros não trazerem pneu suplente. Isso não devia ser proibido por lei? Antes, há muito tempo, vinha um pneu normal. Depois começaram a usar aquele pneu meio manhoso, muito fininho, com o qual só se podia andar até 80 km/h. Agora metem pra lá uma lata de espuma e está feito. Quem quiser um pneu inteiro tem de pagar mais, é um extra. Isto é só um esquema para ganharem mais dinheiro com os clientes a pagarem mais por pneus que deviam vir logo no carro de origem. Para além disso, aquela espuma é inútil, como toda a gente sabe, caso seja um rasgão maior, ou caso o pneu rebente, por exemplo. Ter aquela espuma ou ter nada é igual, ficamos sempre apeados no meio da rua. Há uns anos, quando íamos para um evento da empresa no carro (da empresa) de um colega, rebentou-nos um pneu e ficamos na beira da estrada imenso tempo até chegar o reboque. Depois tivemos de ficar à espera que trocassem o pneu na oficina e só depois pudemos continuar viagem. Escusado será dizer que quando chegamos já o evento ia quase a meio. E o carro era um Audi A4. Será que na Audi não têm orçamento para meter lá um pneu, ainda que seja daqueles pequenos? Pffff.
Segundo quero revoltar-me contra as oficinas de pneus ou contra a lei (não sei se está na lei ou não, para ser sincera) ou contra a regra estabelecida de que quando trocamos um pneu temos de trocar os dois. Mas porquê? Se eu furar um pneu e o outro pneu estiver quase bom, tenho de o trocar porquê? Quem inventou isso? Por acaso o meu pneu que não estava furado, não estava novo, mas ainda era capaz de me durar mais um ano, ou por aí. E só porque furei um, tive de adiantar já o dinheiro e trocar um pneu que ainda não estava em final de vida. Existe alguma lei que multa os condutores de carros que têm pneus diferentes? Ou isso é só uma história inventada pelas oficinas para fazerem negócio a dobrar? É que pneus não são propriamente baratos, não custam 20 ou 30 euros. E se trocar um já não é barato, esta invenção de ter de trocar os dois faz um simples furo tornar-se numa despesa que nos dá cabo do orçamento mensal. E já agora, o que é que as oficinas fazem aos pneus bons que trocam? Destroem? Dão para caridade? Ficam com eles para venderem?
Raios para todos estes esqeuemas que existem para extorquirem dinheiro aos clientes!

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