quarta-feira, 8 de março de 2017

#847

Dia da Mulher. Não quero ser do contra, mas isto serve mesmo para quê? Para as mulheres ficarem todas contentes por serem mulheres? Não deviam sentir isso todos os dias? Para nos inferiorizar num mundo de homens? Enquanto for preciso um dia da mulher, é porque não serve de nada haver um dia da mulher. É um paradoxo, eu sei, mas é verdade.

2 comentários:

Cynthia disse...

"No Dia 8 de março de 1857, morreram aproximadamente 130 mulheres carbonizadas, quando foram trancadas na fábrica de tecelagem, em Nova York, onde trabalhavam, por estarem em greve. Em homenagem a estas mulheres, em 1910, declarou-se o dia 8 de março como o “Dia Internacional da Mulher”.

Será sempre preciso um dia da mulher para nos relembrar que as mulheres lutaram pelos direitos e que ainda há muita luta pela frente. Não será tão cedo que deixará de ser preciso este dia. O dia da mulher não serve para ficarem contentes por serem mulheres, porque isso obviamente deve ser todos os dias, como dizes, mas para homenagear todas as que lutaram para conseguir o que já alcançámos e lembrar que ainda há muitas conquistas pela frente. (provavelmente o comentário mais longo que já deixei no teu blog! :P)

Maat disse...

ok, por essa razão concordo que poderá ter sentido. o que me aborrece no final de tudo é que enquanto houver um dia da mulher é porque continuam a haver desigualdades. eu concordo com a celebração da luta e das conquistas, mas também fico triste com o ser preciso lutar e conquistar direitos e deveres que não temos apenas por sermos de um sexo diferente. e neste dia acaba por haver sempre alguma condescendência, do género 'pronto, és mulher, toma lá uma flor para ficares contente. agora vai continuar a tratar da casa'. mas isso já pode ser impressão minha que sou pessimista e vejo sempre o lado negativo das coisas.