terça-feira, 21 de junho de 2016

#556

Já tenho um kindle! Já tenho um kindle! Como estou a meio de um livro em papel, ainda só li uma amostra de um livro que descarreguei apenas para experimentar o kindle, mas pareceu-me muito porreiro. E já estou a pensar nas férias e em como vai ser bom levar vários livros neste pequeno dispostivo e não ir carregada com kgs de livros na mala.
@Anónima que me deu dicas sobre o kindle há uns tempos: apesar do teu conselho, fui forreta e comprei o kindle sem luz integrada. Para já, não estou arrependida, mas veremos se mudo de opinião com o uso. Como não sabia se me ia adaptar, não quis gastar mais dinheiro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem, eu sou a anónima dependente de e-reader e identifiquei-me com a forretice inicial. :)
Para mim a luz integrada é essencial em casa porque gosto de estar na sala a meia-luz, o que não é compatível com uma leitura confortável. Mas realmente ela não é indispensável para quem não for tão peculiar nos seus gostos de luz ambiente (ui, o meu pavor a ambientes com luzes frias e excessivas dava uma novela!).
Boas leituras!

Maat disse...

olá anónima :)
ainda não estou arrependida, mas ainda não passou muito tempo. houve uma situação em que me teria dado jeito a luz e lembrei-me de ti e das tuas palavras sábias :) mas foi só uma vez ainda.
e não sou assim tão esquisita como tu em termos de luz, segundo o que dizes. desde que dê para ler, é suficiente. e que não me dê directamente nos olhos, pronto.

estou contente com o meu kindle, especialmente agora que descobri alguns títulos em português de portugal grátis (livros do Eça) e que finalmente consegui sincronizar o goodreads com o kindle (nada fácil, nada fácil...).
até já lhe comprei uma capa/bolsa no ebay para o proteger. mas mais uma vez fui forreta e comprei no ebay e nao na amazon e custou só 4,5 euros :) mas também eu não queria daquelas que dessem para usar o kindle lá dentro e ler ao mesmo tempo, é só mesmo para o transportar.

obrigada pelo feedback!

Anónimo disse...

Claro que eu também comprei a capa para o meu kobo no ebay; depois de esbanjar na luz, tinha que poupar uns trocos na protecção. :)

Quanto a títulos gratuitos, para além dos sites que disponibilizam aqueles cuja idade já permite que sejam domínio público, há um fórum que disponibiliza todos os os livros que saem em inglês. Aliás, é graças a esta fácil partilha que sou totalmente dependente do e-reader. Claro que há um senão: não se trata de um download legal e estamos a tirar o justo rendimento ao autor (e a fatia de leão da amazon, se bem que o dano a esta não me aflige). Se quiseres, posso partilhar o nome do fórum; se não, e valores morais falarem mais alto, eu abstenho-me da partilha.

Em PT-PT não há, ou pelo menos nunca encontrei, nada disponibilizado. Já em PT-BR há um sem fim de títulos. Contudo, detesto ler em PT-BR (na minha mente a leitura é sempre com sotaque e aquilo irrita-me) e prefiro sempre os ebooks em EN.

Maat disse...

pois, eu conheço esses sites que disponibilizam os títulos gratuitos. a amazon incluída, também tem livros grátis.
mas lá está, o problema é que nem sempre nos apetece ler livros com mais de 70 ou não sei quantos anos e para isso temos de o comprar.
não choro o dinheiro que gasto em livros, especialmente em autores que já conheço e sei que gosto, mas se puderes partilhar o nome do fórum, eventualmente poderá ser útil para experimentar livros de autores que não conheço ou para quando me apetecer muito ler um livro novo mas estiver a pão e água até ao fim do mês porque tenho 7 euros na conta :) se não quiseres partilhar publicamente, podes enviar email para naogostnada@gmail.com

os livros do Eça que tenho são em pt-pt e tirei da amazon. nao são é em português moderno, são iguais ao original do séc. XIX, mas eu até acho piada a ler assim, mais fiéis ao que o mestre escreveu e com graphia antiga :)

ler em pt-br é que não, também não consigo. mas também me custa ler traduções do original, sendo o original português, por isso nesses casos prefiro comprar o livro em papel. se bem que agora custa-me um pouco comprar livros em papel, porque o meu problema de falta de espaço na estante está acentuado, e ainda por cima tendo o kindle, por isso tenho pensado na possibilidade de alugar numa biblioteca pública.

Anónimo disse...

Creio que posso disponibilizar aqui o link, porque o fórum não é secreto e qualquer pesquisa no google leva lá: forum.mobilism.org. Exige registo e a leitura das regras iniciais e a partir daí basta pesquisares o autor ou o título e está tudo lá.

Também não leio livros de autores portugueses traduzidos. Mesmo nos autores de outras línguas traduzidas para EN, a coisa não tem corrido bem. Dou como exemplo a famosíssima quadrilogia da Ferrante, ou a "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert" que têm colhido elogios unânimes e a mim fizeram-me rolar os olhos de impaciência. Como os li em EN, tenho-me perguntado se será a tradução será a culpada pelo meu desamor por eles. Atenção, as versões que eles disponibilizam são as de retail, por isso o livro que se faz download é o mesmo que seria disponibilizado se comprado noutra palaforma. Mas como a aceitação que autores estrangeiros é tão difícil por aquelas paragens, pergunto-me se as traduções, quando as há, têm quem as faça competentemente.

Enfim, isto já vai longo e só quero deixar um último alerta: muitos dos livros que vais encontrar estão em formato ebook, não aceite pelo kindle. Quando assim for, usa o calibre para converter para mobi ou azw (acho que são estes os formatos lidos pelo kindle).

Maat disse...

ainda nao usei nenhum formato nao lido pelo kindle, por isso tenho de investigar melhor o processo quando tiver de fazer a conversão.
obrigada pelo link e pelas dicas e volta sempre!