sexta-feira, 18 de março de 2016

#402


As pequenas (e não só) empresas de software que fazem software de caca safam-se sempre, tenho de concluir.
Quando as empresas precisam de software novo, têm duas opções: ou compram a empresas de reconhecida qualidade (SAP, Primavera, SAGE, ect, todas essas que conhecemos) a um preço elevado ou arranjam outras empresas que supostamente fazem software com as mesmas funções mas mais barato.
Depois de já ter acontecido a mesma situação em duas empresas onde estive, agora concluo que a partir do momento que essas empresas pequenas fazem a venda, é quando a galinha dos ovos de ouro chega para eles.
Vendem um software cheio de bugs, com funcionalidades limitadas, por um preço abaixo do das empresas reconhecidas. No entanto, passam a dar suporte para a vida, suporte esse pago. Corrigir os bugs está incluído, claro, mas é muito fácil para eles argumentarem que há funcionalidades que não existem e que se quiserem que sejam implementadas terão de ser pagas, porque é 'desenvolvimento'. E andam nisso para sempre, basicamente a corrigir o software inicial, e sempre a ganhar dinheiro. As empresas que já investiram o dinheiro percebem que cometeram um erro, mas já é tarde demais. Mudar agora seria perder todo o investimento que já fizeram e ainda teriam de comprar o software caro das outras empresas reconhacidas, por isso vão pagando para irem melhorando o software que têm, numa tentativa de remediar a situação.
É óbvio que com este negócio, as empresas não querem fazer softwares melhores. Querem fazer softwares sem bugs, sim, porque isso têm de resolver sem qualquer custo extra, mas tudo o resto que precisar de ser implementado, melhor, é receita adicional.
Isto é um daqueles típicos exemplos de que o barato sai caro. O caro é caro, mas é caro porque funciona.

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