sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

#345


Estive a pensar na quantidade de professores que conheço e é realmente grande.
Visto que o meu curso se trifurcava a certa altura e uma das opções era seguir o ramo educacional, naturalmente que muitas das pessoas que conheço da faculdade sejam professores. Mas mesmo que eu exclua todas as pessoas da faculdade, ainda assim conheço muitos professores.
Em nenhuma outra profissão vejo tanta gente como na dos professores. Conheço 4 enfermeiros, 5 ou 6 que trabalham na área da contabilidade, 1 bancário, 2 pessoas de RH, 3 ou 4 engenheiros, 1 gestor de ecommerce, 2 ou 3 pessoas que trabalham em lojas, etc. Agora professores conheço montes. Professores de tudo. Educação física, inglês, educação visual, informática, matemática.
É claro que tem de haver mais desemprego, se toda a gente quer ser professor e não se distribui pelas outras profissões. E grande parte dos professores que conheço estão também em situação precária, a dar aulas 4h ou 5h por semana, ou em centros de estudos e coisas assim.
O que me leva a perguntar por que tanta gente quer enveredar por essa profissão e, pior, por que querem continuar nessa profissão mesmo nessas condições miseráveis. Assim de repente, não me lembro de um única dessas pessoas que diga bem do que faz.

Sem comentários: