sexta-feira, 23 de outubro de 2015

#163

Agora é que era uma boa altura para ir aos Estados Unidos. Não imaginam quanto me doía na alma e na carteira deixar gorjetas de 15% a 20%. É que num jantar de 30 dólares tinha de deixar mais 5 dólares. É  muito dinheiro. E nós especialmente, não estamos habituados a isso cá. Pelo menos eu não estou. E não me parece que ninguém em Portugal, para além dos estrangeiros, deixe gorjetas de mais de 5%. Acho que aqui as pessoas medem mais em euros. Nunca vi ninguém deixar notas de gorjeta, por isso não chegam aos 5 euros. Mas como eu sou pobre e vou a restaurantes pobres, os restantes clientes também serão pobres e não  deixam gorjetas chorudas. Anyway, claro que ao final de dois meses nos US já me parecia uma coisa normal. E quando voltei e ia a restaurantes aqui até deixava gorjetas jeitosas (ok, não de 20% porque isso acho que é demais). Mas como old habits die hard, agora voltei a não deixar ou a deixar de 1 a 2 euros, dependendo do troco, se pagar em dinheiro. Mais do que 2 euros só se o serviço for excepcional.

Sem comentários: