sexta-feira, 14 de agosto de 2015

#8


Fiquei com muito boa impressão sobre a maneira como se está a trabalhar agora em Portugal e, sobretudo, com imenso respeito pelos atores portugueses que fazem telenovela, porque é um formato extenuante.
Os atores têm de aprender quantidades e quantidades de texto, saltam de equipa em equipa… Digo-vos que nos Estados Unidos tratam-nos como príncipes, quando comparado com esta maneira de trabalhar. Fiquei com imenso respeito pelos atores portugueses.

Daclarações recentes de Joaquim de Almeida. De tudo isto, só a parte 'formato extenuante' me convence. Não digo que não sejam bons actores, não tenho é paciência para telenovelas. Quantas telenovelas darão por dia (seguidas!) apenas nos 4 canais públicos? Diria até nos 3, porque acho que a 2 não passa nenhuma. Acho bem que haja todo o tipo de programação para todos os gostos. Acho mal é que as televisões não sigam uma política de diversidade e sigam mais uma política de imitação.
Uma amiga polaca dizia-me que na Polónia os jornais da noite davam nos vários canais em diferentes horas para os espectadores poderem ver todos. Num canal dava as 7, noutro às 8, etc. E isso para mim fez sentido. Não estavam a fazer concorrência entre si e quem quisesse podia ver os telejornais dos vários canais. Isso queria dizer também que em vez de às 8 terem só telejornais nos canais todos, à semelhança do que acontece com Portugal, tinham programas diferentes à escolha. Como espectadora, isto parece-me boa ideia.

Sem comentários: