É oficial: perdi o controlo. Perdi o controlo do email profissional, dos chats do teams, do email pessoal, dos chats do whatsapp, das respostas aos comentários do blog. E vou revelar mega segredo: os posts do blog só têm saído direitinhos porque consegui programá-los, senão teria sido outra situação fora de controlo. Isto tem sido tipo, estou numa reunião e saio de lá e tenho 20 emails por ler. Vou tomar um copo e tenho 57 mensagens de whatspp por ler, distribuídas entre 6 grupos diferentes. Tenho dezenas de posts em draft no meu telemóvel, no meu email pessoal, na minha cabeça. Não consigo arranjar meia hora para vir ao pc pôr tudo por escrito direitinho. Não estou a conseguir acompanhar. O que não é mau, no sentido em que pelo menos nunca fico aborrecida. Mas perdi o controlo. Já só quero aproveitar os (poucos) tempos livres para descansar a cabeça.
sexta-feira, 31 de março de 2023
quinta-feira, 30 de março de 2023
Teimosas pah!
E as máquinas de vending que deitam sempre açúcar nas bebidas, mesmo quando pomos o nível em zero? Há alguma que não faça isso? Nunca vi.
quarta-feira, 29 de março de 2023
Bairrismos
Infelizmente, a guerrinha interna Porto-Lisboa continua a existir, nas mentalidades tacanhas. Há sempre comparações, há sempre argumentos para uma ser melhor do que a outra, numa discussão infinita que nunca se resolverá. Isso tudo passa-me ao lado, não entro em bairrismos. Mas um dos argumentos que as pessoas do Porto costumam usar é a simpatia. O Porto é melhor do que Lisboa porque as pessoas são mais simpáticas. Ora quando eu ouço isto, apetece-me acrescentar: e mais burras. Como se a questão de as pessoas serem mais simpáticas contasse para alguma coisa. A simpatia não paga contas. A simpatia das pessoas não faz com que eu seja mais feliz na minha vida. Enquanto as pessoas aqui no Porto são mais simpáticas, as de Lisboa recebem os eventos todos, o dinheiro do Estado para fazerem melhorias estruturais, subsídios, as empresas melhores para trabalhar, mais restaurantes, lojas, supermercados, empregos, transportes públicos, etc. Mas é isso, vamos ficar contentinhos com a simpatia do Porto. *rolleyes*
terça-feira, 28 de março de 2023
segunda-feira, 27 de março de 2023
Palavras sábias
Se os nossos screenshots fossem publicados nas redes sociais/grupos do whatsapp/sítios onde os tiramos, a vida como a conhecemos acabava.
sexta-feira, 24 de março de 2023
quinta-feira, 23 de março de 2023
No estragar é que está o ganho
Quando era criança e ia a casa de uma prima, ficava admirada por ela ter imensos brinquedos super fixes, mas todos em cima de um armário super alto, quase até ao tecto, com os quais ela não podia brincar. Ela via os brinquedos mas não usufruía deles. De vez em quando, e com a desculpa de eu estar lá com ela, conseguia convencer a mãe a dar-nos uma boneca por umas horas. Mas sempre com a promessa de não estragar.
Há uns anos, lembro-me de uma conversa que tive com colegas do trabalho, que me diziam que tinham uma máquina de lavar a roupa de 1000 rotações, mas que só a usavam nas 800, para não estragar. Eu, muito admirada, disse que tinha uma de 1200 e que usava sempre nas 1200, obvs. De outra forma, por que teria comprado uma de 1200 se não ia usar as rotações todas? Mas elas insistiam que eu devia usar a 1000 só, para não estragar.
Haverá muitas mais histórias destas, mas estes dois exemplos servem para demonstrar a minha indignação com as pessoas que têm coisas e não usam para não estragar. Vão usar quando? Quando morrerem? Às vezes penso se não sou demasiado descuidada com as minhas coisas, mas depois lembro-me destas histórias e quero só usar, usar, usar. Se estragar paciência, arranjo outras. Não me quero limitar por uma crença de algo que pode até nunca acontecer. Não quero ter coisas guardadas para não estragar e não poder usufruir delas. Isso parece-me tão parvo. Agora imaginem o que acharia a minha prima, criança, a ver os bonecos lá em cima do armário e sem poder tocar-lhes. Que absurdo.
quarta-feira, 22 de março de 2023
Meme da semana
#eunavida
E por isso agora já evito beber, mesmo quando me apetece, porque já sei que vou acabar por jogar no lixo. E assim passa toda a embalagem intacta fora de prazo e jogo no lixo na mesma :|
terça-feira, 21 de março de 2023
Life coaching
Há pouco tempo discutia com uma amiga a IA e como muita gente está preocupada que nos venha tirar os empregos. Eu disse que não estava preocupada, na medida em que estar preocupada com isso não vai fazer nada por mim. Quando e se essa situação chegar, logo vejo. É um problema da Maat do futuro.
Depois ela explicou-me um conceito muito giro que aprendeu numa formação de coaching: os círculos de controlo, de influência e de preocupação. O círculo de controlo são as coisas que dependem de nós para avançar. Sei lá, tirar uma pós-graduação. Se nós não fizermos nada, não acontece. O círculo de influência é aquele em que temos influência mas não depende de nós. Ter um aumento no final do ano. Temos influência porque podemos fazer um bom trabalho para influenciar a decisão, mas, no final, não está nas nossas mãos. E o círculo de preocupação são as coisas que nos preocupam mas nas quais não temos nenhum tipo de influência. Como a IA. Então a conclusão é que não vale muito a pena preocuparmo-nos com isso. Desde que conheço os três círculos, quando estou a preocupar-me com coisas, tento perceber em que círculo se encontram e se vale a pena massacrar-me.
segunda-feira, 20 de março de 2023
Mais clichés
Não nos afogamos por cair no rio mas por ficarmos submersos nele.
(esta pérola de sabedoria é do filme Extraction, como Chris Hemsworth. Mas hey! não vale menos por isso)
sexta-feira, 17 de março de 2023
Obsessão do momento
Não ficar parada ou em filas atrás de carros antigos, sem filtro de partículas, a levar com o fumo do escape deles. Estou completamente obcecada com isto. Se por acaso ficar nesta situação, tento mudar de faixa ou então, se não der, ficar para trás ou posicionar-me não mesmo atrás mas de lado, para o fumo do escape não entrar pelo meu ar condicionado dentro. Eu sei que estou a obcecar e não deve ser assim tão mau, mas parece que só respiro fumo dentro do meu carro depois.
quinta-feira, 16 de março de 2023
quarta-feira, 15 de março de 2023
Rolleyes para sempre
Fui ao Barcarola comer uma francesinha. Pedi uma francesinha vegetariana, sem milho, sem tomate e com um ovo bem passado. À medida que ia dizendo este pedido, via a cara da moça a ficar cada vez mais indignada. Quase que acho que ela me fez um rolleyes. Eu percebo, já não bastava comer a francesinha vegetariana, mas ainda me atrevo a ter mais pedidos especiais. Mas está tudo bem, já estou habituada a ser atendida com má vontade. A boa notícia é que ela acabou por trazer tudo direitinho (o ovo é quase sempre o que se esquecem, vem sempre cheio de molho, nojento).
terça-feira, 14 de março de 2023
segunda-feira, 13 de março de 2023
Meme da semana
Um clássico que adoro revisitar e me dá sempre muita vontade de rir (apesar da tragédia a que se refere).
sexta-feira, 10 de março de 2023
quinta-feira, 9 de março de 2023
Dúvidas
Dúvida da semana: há algum quarto de hotel no mundo em que a cabine de duche fique bem fechada e isolada e a água não saia toda para fora? Não conheço nenhum.
quarta-feira, 8 de março de 2023
Público-alvo
Condutores de Fiat 500:
-raparigas e senhoras que querem ter um carro com estilo e não têm dinheiro para um Mini
-velhinhos que querem um carro pequeno
terça-feira, 7 de março de 2023
Meme da semana
segunda-feira, 6 de março de 2023
Fast books
Este ano li dois livros de autores japoneses. Um deram-me, o outro emprestaram-me. Não costumo ler este tipo de literatura, mas decidi não ser a ranhosa do costume e experimentar. São livros que se leem em duas horas cada, por isso são óptimos para terminar com sucesso o desafio anual do Goodreads (este ano, pus 7, estes 2 já estão terminados, e tenho para aí mais 3 a meio, quase feito). Agora fora esta vantagem, não vejo assim mais nada. São historinhas da treta. Não que livros de autores mais conceituados não sejam também historinhas, mas não dá para comparar. E estes dois livros supostamente são best sellers. Mas também hoje em dia deve bastar ser vendido no continente para ser best seller. Acho que a minha incursão pela literatura japonesa, para já, vai ficar por aqui.
sexta-feira, 3 de março de 2023
Early birds
Voos às 6h da manhã
Pensamento 1: boa, vou cedinho e aproveito o dia todo no destino já
Pensamento 2: vou dormir pouco, mas tudo ok, é por uma boa causa
Pensamento 3: vou bem cedo para a cama para aproveitar mais horas de sono
Pensamento 4: bem, já passa da minha hora habitual de dormir e ainda estou acordada. Deve ser do stress. Não há problema, ainda posso dormir até às 3:30
Pensamento 5: afinal adormeci. Devem ser quase horas de acordar. Ai não, é só 1h e pouco. Ainda tenho mais duas para dormir
Pensamento 82638: ok, já são horas de sair cama, agora que estou aqui acordada há imenso tempo com medo de adormecer e dormi menos de 3h. Voos às 6h são uma merda.
quinta-feira, 2 de março de 2023
It's funny because it's true
Se a cena do biorritmo é verdade, eu devo estar a rasar os mínimos históricos há bem mais de um ciclo. Sinto-me um funcionário público, em serviços mínimos desde sempre.