terça-feira, 8 de outubro de 2019

Dúvidas

Dúvida da semana: mais vale termos um trabalho que gostemos mesmo e recebermos menos dinheiro ou fazer algo que não nos motive nem interesse grande coisa mas ganhar uma pipa de massa? Ou qual será a diferença aceitável no ordenado para fazermos uma coisa que gostemos? Até quanto dinheiro a menos é aceitável receber para estarmos felizes?

3 comentários:

Cynthia disse...

É uma coisa difícil de responder e depende também da capacidade de cada um de aguentar um trabalho mauzinho. Há pessoas capazes de aguentar durante anos um trabalho de merda para priorizar o ordenado elevado com o objectivo ter uma melhor qualidade de vida sem andar sempre a contar trocos.

A minha experiência... durante 5 anos trabalhei num sítio onde recebia pouco e não tinha regalias. Não era o meu trabalho de sonho, mas fazia-o bem e, apesar dos problemas que os há em todos os empregos, não desgostava do sítio onde estava. Ainda relutante, larguei-o para me enfiar no buraco negro que foi a Autoeuropa, porque sabia que em termos financeiros era melhor. Onde recebia um ordenado substancialmente melhor, tinha seguro de saúde para toda a família, os miúdos recebiam prendas de natal, tínhamos prémios, enfim. Toda uma série de coisas melhor que no anterior.

No fim do primeiro mês, estava mais arrependida do que nunca. Foi óptimo poder usufruir do seguro, que usei o mais que pude, e poder ter regalias. Estive lá empregada durante ano e meio, mas na prática só trabalhei 6 meses (gravidez e licença de maternidade) e odiei cada minuto. Era um sacrifício do caraças ir trabalhar todos os dias... e tenho a certeza que não seria capaz de aguentar muito mais tempo daquilo. E que iria estar mais confortável e feliz no trabalho anterior, apesar de ter uma merda de ordenado.

A TItica disse...

Difícil de responder, especialmente se a diferença é assim tão grande de pouco para uma pipa. Como mãe iria de ter de escolher a pipa, mas se fosse sozinha e o que eu gostava desse para eu viver confortável, então, provavelmente, escolhia o pouco!

Maat disse...

@Cynthia: pois, a autoeuropa :( eu segui a tua história e até eu já os odeio depois disso. foi horrível que te fizeram. e percebo que mesmo com um ordenado melhor não quisesses lá estar. eu acho que sentiria exactamente o mesmo. mas é isso que dizes, há pessoas que aguentam bem um trabalho menos satisfatório. eu se calhar não iria conseguir, mas depende de muitos factores.

@Titica: acho que mesmo sozinha é sempre melhor ganhar mais :) mas também percebo que com mais gente para sustentar haja mais responsabilidade e seja preciso ponderar tudo muito bem. se calhar, no final de tudo, ter um trabalho que não nos consuma a cabeça, as in, que não nos deixe em depressão e/ou em esgotamento.