sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Reboques

É impressão minha ou quando chamamos um reboque para transportar o nosso carro, os senhores tentam sempre fazer-nos mudar de ideias? Fiquei com essa impressão das poucas vezes que precisei.


-O pneu está furado, é preciso levar para a oficina para meter um novo.




-Troque aqui o pneu.
-Não tenho pneu suplente, tenho kit.
-Então use o kit.
-Está fora de prazo, não posso usar.
-E não consegue ir assim até lá?
-O pneu já está todo roto e está a começar a estragar a jante.
-Mas não vale a pena levar o carro à Norauto só para mudar o pneu. Ande em três rodas. (esta última frase é imaginação minha, mas de certeza que eles pensam isso)






Se eles já vieram até ali, porque não querem continuar o serviço e levar o carro para onde ele tem de ir? Querem sempre arranjar uma solução temporária para não terem de transportar o carro. Só se eles receberem igual das companhias de seguro, quer transportem o carro ou não, a partir do momento que se deslocam, é a única explicação que encontro.

2 comentários:

N. disse...

Não sou mecânico nem "rebocador" mas falando por experiência própria, vou tentar ajudar a explicar, mesmo sabendo que pode não ser assim em todos os casos. Em primeiro lugar, se o sr. do reboque for mecânico (normalmente são) aquilo que fazem é mesmo tentar resolver o problema no local para que possas sair da situação "pelas tuas próprias rodas". Funcionam mais ou menos como primeiros socorros. Se o problema for, por exemplo, o carro ficar sem bateria eles têm os cabos para carregar e pronto. Isto acontece porque o problema pode efectivamente não necessitar que tenhas que ir a uma oficina.
Por outro lado - e isto foi-me explicado por um sr. do reboque às 2 da manhã no Porto na véspera de eu fazer a viagem para Lisboa - o seguro de assistência em viagem só contempla um número limitado de "rebocagens" gratuitas. Acho que ele me disse uma por ano, mas posso estar enganado ou pode depender do contrato com a companhia de seguros. Tudo o que exceder esse limite já tem que ser pago. Neste meu caso ele resolveu-me o problema na altura e foi à minha frente até ao hotel onde eu estava alojado e no relatório colocou que a avaria tinha ficado reparada. Disse-me que assim, se eu tivesse problemas no carro na manhã seguinte na viagem, eu podia voltar a accionar a assistência em viagem e ser rebocado até Lisboa sem problema e sem custos.

Maat disse...

isso dos seguros não é bem assim. eu também achava que só tínhamos direito a um reboque por ano, mas este ano precisei de dois. então da segunda vez liguei para a companhia só para confirmar, que por acaso até é uma dessas rascas, a OK Teleseguros, e disseram-me que ainda podia pedir um reboque sem pagar. é um plafond anual, julgo que no meu caso de 125 euros. suponho que o primeiro reboque tenha sido mais barato do que isso, por isso ainda pude usufruir do segundo. e sabe-se lá se ainda não dá para um terceiro, caso eu precise :) mas não sei se são todas assim.

mas continuo sem entender porque não querem transportar o carro, se isso para eles significaria mais negócio. ou se calhar, não significa.