terça-feira, 21 de março de 2023

Life coaching

Há pouco tempo discutia com uma amiga a IA e como muita gente está preocupada que nos venha tirar os empregos. Eu disse que não estava preocupada, na medida em que estar preocupada com isso não vai fazer nada por mim. Quando e se essa situação chegar, logo vejo. É um problema da Maat do futuro.

Depois ela explicou-me um conceito muito giro que aprendeu numa formação de coaching: os círculos de controlo, de influência e de preocupação. O círculo de controlo são as coisas que dependem de nós para avançar. Sei lá, tirar uma pós-graduação. Se nós não fizermos nada, não acontece. O círculo de influência é aquele em que temos influência mas não depende de nós. Ter um aumento no final do ano. Temos influência porque podemos fazer um bom trabalho para influenciar a decisão, mas, no final, não está nas nossas mãos. E o círculo de preocupação são as coisas que nos preocupam mas nas quais não temos nenhum tipo de influência. Como a IA. Então a conclusão é que não vale muito a pena preocuparmo-nos com isso. Desde que conheço os três círculos, quando estou a preocupar-me com coisas, tento perceber em que círculo se encontram e se vale a pena massacrar-me.

Sem comentários: