terça-feira, 8 de novembro de 2022

Saber é poder

Sabem quando dizem uma palavra muitas vezes seguidas e ela perde significado? E depois já só parece um som estranho? Este fenómeno chama-se semantic satiation e sinto-me burra por só ter descoberto o nome em 2022. Em portugês julgo que é saciedade ou saturação semântica. Lembro-me que a primeira palavra com que fiz isto foi mesa. Mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa mesa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que giro, penso nisso muitas vezes. Tive essa experiência em criança (desconhecia obviamente que era esse o nome técnico) e a minha primeira palavra foi árvore.
árvore árvore árvore árvore árvore árvore, mas! mas! não faz sentido nenhum!!! =D
De uma outra forma, há conceitos e palavras que toda a gente vem repetindo até à exaustão mais ou menos aleatoriamente o que, quanto a mim, lhes vai retirando o sentido. São modas (ocorre-me a palavra "sororidade", por exemplo)
M.

Maat disse...

Concordo imenso contigo com as palavras que perdem sentido, não por se tornarem um som, mas por não pensarmos nelas da mesma forma porque as repetimos muitas vezes. Depois tornam-se apenas palavras e não o conceito que deviam ser. Um exemplo de que gosto muito é ‘empreendedorismo’. E se eu fosse pessoa de escrever lol, agora escreveria um lol muito grande ahah