segunda-feira, 30 de maio de 2022

The new black

Quando andava na faculdade, uma amiga disse-me que devia parar de usar bege porque tenho a pele muito clara e com bege parecia uma mosca morta (ela não terá usado esta expressão, mas foi isso que eu ouvi). Então deixei de usar bege e branco. Isto ficou tão imbuído no meu cérebro que estive quase 20 anos sem ter peças beges. Brancas teria uma ou outra mas usava muito pouco. Nem era algo em que eu pensava, tornou-se natural para mim excluir estas cores à partida. Até que há uns meses, do nada, comecei a ficar obcecada por tons nude e decidi ignorar esse ensinamento de anos, que só me limitava. Comprei muitos vernizes de unhas nude, que se confundem com a minha pele e adoro. Comprei sapatos nude, que parece que não existem nos meus pés, e gosto muito. Camisolas brancas e nude, que alegria. Como é que eu fiquei tanto tempo assim em modo automático?

6 comentários:

Anónimo disse...

ou "como alguém te diz algo aleatoriamente e sem grande fundamento que te causa uma cisma de anos relativamente a uma coisa em que nunca tinhas pensado"
eu adoro beges. Branco+bege, para mim, é o suprassumo da elegância.
(sou branca como a cal AND I DON'T CARE)
M.

Anónimo disse...

Que frase tao certeira. Anos e anos a perder isto. Enfim, não vale a pena chorar pelo tempo perdido agora mas sim aproveitar e usar e abusar brancos e beges e nudes :)
Maat (sou eu mas por alguma razão desconhecida o meu tlm não me está a deixar fazer login)

Anónimo disse...

Antes de assinares, já tinha percebido que eras tu =)
No início do post, pensei logo em gaslighting (mas pode não ser, se calhar nem foi intencional). Já fizeram isso comigo, mas relativamente a à minha fisionomia e passei a reparar numa parte do corpo que até então me parecia bastante normal e bonita, até. Felizmente não foi o suficiente para me deixar insegura quanto a esse aspeto.
M.

Maat disse...

Muito interessante, nunca tinha pensado no conceito de gaslighting aplicado a atributos físicos, mas agora que falaste faz todo o sentido. Acho que não foi o caso, foi só o comentário inocente de uma amiga que me queria ajudar na combinação de cores (ainda que não tenha sido grande ajuda e a culpa por isso se ter prolongado tantos anos foi minha), mas consigo ver isso a acontecer com pessoas abusivas, para tentar diminuir os outros. Fico contente que a tua auto-estima te tenha protegido desses comentários maldosos :) e agora que já sei a teoria do gaslighting também usado fisicamente, não me vou deixar levar na cantiga.

Anónimo disse...

Normalmente é muito subtil, eu mesma só me apercebi desta situação que mencionei muito depois.
M.

Maat disse...

Pois :( eu tb já fui vítima de gaslighting, de outra forma, e tb só me apercebi depois.