Não vou dizer o básico, que isso já toda a gente sabe, e se não sabe, devia saber. Vou deixar só algumas dicas que aprendi ao seguir páginas sobre reciclagem, que é um assunto que me interessa e do qual quero sempre aprender mais.
-esferovite é reciclável. Apesar de ser dos materiais menos reciclados em Portugal, precisamente por as pessoas não acharem que dá para reciclar e deitarem no lixo comum, é muito facilmente reciclável. Quando receberem um frigorífico ou uma máquina de lavar, deitem toda a esferovite da embalagem no contentor amarelo O ambiente agradece.
-embalagens de metal de take-away são recicláveis. A tampa não, apesar de ser papel, porque tem gordura e papel com gordura não é reciclável, mas as embalagens daquele metal fino usadas nos take-away são recicláveis. Óbvio que não é preciso lavar (nada é preciso lavar quando vai para reciclar), é só deitar no contentor amarelo.
-tampas de garrafas são para deitar no ecoponto, junto com as respectivas garrafas. Ao contrário do que eu pensava até agora, mesmo porque muitos contentores chegaram a ter imagens que diziam para não deitar lá as tampas, as tampas são recicláveis. O que pedem é que se deitem junto com as garrafas, para não se perderem e ser mais fácil depois separar. Por isso, agora sempre que bebo água das pedras, deixo ficar a tampinha de metal e deito tudo no vidrão.
-doseadores também vão para o ecoponto, mas separados das embalagens. Os doseadores de sabonetes líquidos, etc., também são recicláveis. Mas o que pedem é que se deite o doseador separado da embalagem, ambos no ecoponto amarelo.
Estas são as mais importantes que me lembro.
Vou ainda deixar aqui um link muito importante, fruto de uma parceria da L'Óreal e da Sociedade Ponto Verde, que ensina como separar as embalagens de produtos de beleza (algumas das dicas que mencionei estão lá também).
https://www.loreal.com/pt-pt/portugal/pages/commitments/reciclar-em-beleza/
Sem comentários:
Enviar um comentário