quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Engodos

Eu tenho um painel solar. Na realidade, chama-se termossifão que é um painel solar com um cilindro junto, o qual aquece a água através do painel solar. E porque é que estou a falar disto aqui? Para avisar pessoas incautas a nunca se meterem neste filme.
Há a situação do elevado custo inicial, que supostamente se iria recuperar ao longo do tempo. Ora isto é tudo uma mentira. Não há assim tantos meses em que se possa ter o cilindro desligado da corrente, porque o painel solar não é suficiente para aquecer a água até uma temperatura confortável. Ou seja, vamos ter de gastar electricidade na mesma. Especialmente no meu caso, que tomo banho de manhã, ou seja, a água já foi arrefecendo durante a noite. Para além disto, há as manutenções que deveriam ser anuais. Deveriam porque eu não faço anualmente, senão aí não compensa mesmo. O valor é sempre de 120 euros para cima, e a pagar esse valor todos os anos nem sequer compensa o que se poupa em luz nos poucos meses que se pode ter o cilindro desligado da corrente. Faço de dois em dois ou de três em três anos. E, para piorar tudo, quando avariam é um problema. Primeiro, um filme para encontrar quem vá arranjar aquela porcaria. Até parece que estamos a pedir um favor, mas não estamos, porque vamos pagar e bem. Mas há poucas empresas a fazerem este tipo de serviços, e as que há ou só fazem aos que instalaram ou estão super ocupados nos próximos meses. Os que de facto dizem que vêm demoram dias até aparecerem. Todos estes problemas acumulam com o preço das reparações, que é absurdo. Qualquer peça custa um dinheirão, para além do custo da deslocação e mão-de-obra.
Resumindo, não se metem nisto, é um engodo. Comprem um cilindro normal e a vossa vida será mais fácil e mais barata de certeza.

2 comentários:

A TItica disse...

Obrigada pela dica!

Maat disse...

outras pessoas podem ter uma opinião diferente mas esta á a minha experiência.
já agora, posso acrescentar que paguei 60 euros para remediarem e eu ter agua quente logo, mas o termostato está avariado e custa cerca de 600 euros a reparação completa (+ encher com liquido novo e isolar, etc.). acho que dá para perceber que não é de todo rentável.