quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Livros abertos


Ultimamente tenho estado com muitas pessoas que não me deixam falar. Pessoas que querem tanto falar que nem se apercebem que eu não falo. Ainda há pouco tempo fiz um curso onde o formador dizia que as pessoas não iam escutar nada enquanto não dissessem tudo o que tinham para dizer. E tenho reparado nisso desde então e percebi que é mesmo verdade. Enquanto as pessoas não falarem tudo, não ouvem nada, vão sempre atropelar as nossas palavras e acenar com a cabeça distraidamente, enquanto pensam na sua próxima frase e nos completam as palavras, com a ânsia tão grande de falarem. O que aconteceu às pessoas tímidas? Às pessoas que era preciso sacar as frases a saca-rolhas, que tinham vergonha de falar e comentar e partilhar. Hoje em dia ninguém tem problemas em partilhar nada. Toda a gente quer falar, falar, falar, falar até à exaustão. E se é verdade que as pessoas só ouvem depois de dizerem o que têm a dizer, também é verdade que há pessoas que vão ter sempre o que dizer, por isso nunca nos vão ouvir.
Eu não quero confessar-me com toda a gente, mas, sei lá, de vez em quando era fixe que alguém me deixasse dizer uma frase ou duas. Mas a obsessão das pessoas por falarem das suas situações é tão grande que nem se apercebem que estivemos 3h a falar só das suas coisas. Gostava que algum do pudor e vergonha de outros tempos voltasse.
Um amigo meu há pouco postava aquela frase que diz que cada pessoa tem um livro dentro de si, mas às vezes é melhor mesmo ficar lá dentro. E é tão verdade.

Sem comentários: