terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Embalagens embaladas

E agora as embalagens de chá que trazem cada saqueta na sua própria embalagem de papel metalizado ou plástico? Já não bastava haver uma saqueta para cada porção de chá, agora também há uma embalagem para cada saqueta. E uma caixa para as várias embalagens. Que por sua vez também vem embalada num plástico.
Se calhar ainda conseguimos meter mais recursos desnecessários numa simples caixa de chá. Uma bula informativa (mas isso não vale muito porque é de papel e o papel até é biodegradável, mas vá). Podiam, por exemplo, dividir a meio e embalar cada conjunto de 5 saquetas que já estão embaladas individualmente. Para o caso de as pessoas demorarem muito a usar, assim conserva melhor, faz de conta. Se calhar até metíamos uma bula informativa em cada uma das dez saquetas de chá embaladas individualmente, dentro da embalagem de 5 saquetas, cujas duas embalagens de cinco saquetas cada estariam na caixa embalada em plástico. Mas porquê parar aqui e não embalar tudo numa embalagem ainda maior e maior, tipo aqueles sacos grossos do café, que até têm uma válvula de ar e tudo?
Numa embalagem de chá que custe cerca de 1,5 euros, mais de metade será para o plástico e papel que gasta, não? Se calhar até mais. Tenho mesmo de começar a boicotar estas marcas que usam e abusam de embalagens. É chá, não interessa como vem, e eu sou contra usar recursos que se podem poupar. Eu tenho em casa folhas de cidreira secas metidas num frasco reutilizado de qualquer coisa e o chá delas é bem melhor do que qualquer um que eu compre. Claro que me dá jeito ter saquetas individuais para trazer para o trabalho, mas não preciso de vir carregada com mais meio quilo de plástico atrás. Ou posso simplesmente trazer um frasco mais pequeno com as folhas de cidreira ou de outra erva qualquer. Ou posso usar os mil e um utensílios que há para meter chá dentro, que são reutilizáveis.
Chega de embalagens e mais embalagens que não são mesmo precisas. Com tudo. Eu sei que está na moda não gostar de plásticos, mas eu já era assim antes da moda. Eu sempre preferi comprar iogurtes líquidos grandes e gastar só uma garrafa do que seis garrafas pequenas. Eu já usava sacos meus de pano muito antes de os supermercados começarem a cobrar pelos sacos plásticos. Lembro-me das caras de espanto que recebia sempre que dizia que não precisava de saco. Hoje em dia é normal, há cinco anos não era. Quem é que ia recusar sacos? Até havia pessoas que traziam (roubavam, kinda) molhos de sacos novos para deitar o lixo! Cada vez mais há produtos overpacked, há algum tempo que reparo nisto, embalagens dentro de mais embalagens. Não nego que há coisas que realmente dão jeito, mas de certeza que se podia reduzir bastante a quantidade de plástico usada. Eu vou tentando fazer a minha parte. E vocês?

Sem comentários: