segunda-feira, 1 de outubro de 2018

E mais gatinhos. Wait, what??

Quarta-feira passada ia a sair de casa, de manhãzinha, a tirar o carro da garagem e vejo pelo retrovisor um gato na rua. 'Ok, Maat, não é nada de especial, às vezes os gatos atravessam a rua aqui, de umas casas para as outras. Hmmm, o gato não está a sair da rua, aliás, está a ir mais para a rua até.'
Estaciono o carro, saio do carro para ver bem a situação e a situação era um gato que andava completamente desorientado na estrada, com os carros a não pararem e a fazerem-lhe rasas. Não podia deixá-lo lá, ia morrer. Fui-me aproximando, entretanto pedi ao carro que estava a vir na estrada para parar e a senhora simpática parou e esperou que eu o apanhasse. O gatito encostou-se à beira de uma porta, e ficou lá. Pus-lhe a mão, bufou um bocadinho, peguei-o ao colo e ficou no meu colo completamente desfalecido, parecia morto, nunca mais se mexeu.
Pu-lo numa divisão que tenho em obras, deixei comida e água e fui trabalhar.


Pelo estado dele, estava preparada para que estivesse morto quando chegasse a casa. Não estava. Magro que doía, só se sente ossos. Fiquei com dúvidas se via bem ou não. Assustado mas meigo. A primeira foto é ele escondido num canto, não me deixou aproximar.
Passou a noite lá e no dia seguinte levei-o ao vet. Ficou logo a soro, antibiótico e não sei quantos medicamentos mais, estava mesmo moribundo, com uma infecção generalizada, provavelmente da fraqueza, pesava 1,9 kg, e se não o tivesse apanhado teria morrido certamente. E confirma-se que é mesmo cego dos dois olhos, não vê nada. Ficou lá dois dias a recuperar. Fui buscá-lo ainda magro, claro, mas já tinha engordado 450 gr, e já com outra disposição, já se conseguia mexer.




Já come ração, já anda, ainda que a medo, e até ronrona um bocadinho. Vou ficar com ele até recuperar, ainda está a tomar medicação e tem de comer bem para chegar a um peso decente e ficar com alguma massa muscular por cima dos ossos. O problema vai ser depois. Não vou poder pô-lo na rua porque é cego e não se consegue safar. Mas também ninguém quer adoptar gatos pretos, quanto mais gatos pretos cegos! Gostava de ficar com ele mas os meus gatos são uns tinhosos e de certeza que o vão odiar e vão-lhe fazer a vida negra. Só problemas. Mas para já quero que ele recupere e depois penso no que fazer. Ah, e chama-se Bruno. Ou Bruninho, por ser magrinho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não me venham dizer que há Deus, que olha por todos e que a existência de todas as criaturas tem razão de ser.
Mas pronto há um ou outro humano, um ser real, que efetivamente tem empatia e faz coisas boas. Boa sorte para o Bruninho, é o que realmente espero.

Maat disse...

obrigada pela boa sorte, Anónimo, ele bem precisa :(